Buscar

comunicação Ethernet

1. Qual é a topologia e o controle de acesso mais comuns para realizar essa comunicação Ethernet?

2. Quais são os endereços das máquinas nesse pacote Ethernet?

3. Se você pudesse escolher entre um hub ou um switch com o mesmo preço e velocidade, qual você utilizaria? Explique a sua resposta.


💡 3 Respostas

User badge image

Luiz Paulo Marçal

1. A topologia de barramento de 10/100Mbps, pois todas as estações compartilham um único canal de comunicação, com método de entrega sem garantia e controle de acesso distribuído. O controle de acesso é distribuído, pois não existe nenhuma autoridade central para permitir acesso ao meio.


2. Endereço de destino: 00:C0:24:A5:43:8B; endereço de origem: 00:C0:24:A5:48:55.


3. Dentro dos equipamentos citados para serem utilizados nessa rede LAN, houve o barateamento dos switches; sua capacidade reduz o consumo de banda em comparação ao hub, tornando o equipamento preferido dos administradores de rede. Isso ocorre graças às tabelas mantidas pelo switch. Na prática do enunciado,o computador A quer enviar dados ao computador B. O switch é capaz de identificar que o computador A está conectado na porta 1, enquanto o B está ligado na porta.


4. Assim, ele direciona os dados da porta 1 para a 4 automaticamente, sem que os demais computadores saibam que algo está acontecendo. É uma técnica que reduz o tráfego de dados e as colisões em uma eventual comparação com um hub.

0
Dislike0
User badge image

Ismael Antunes Milezi


Primeiro entender o que é Ethernet, arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. 

  1. A Topologia mais comum é a Estrela ( que usa Hubs e Switchs) e o controle de acesso o nome já diz é pelo MAC - Media Access Control  (Controle de Acesso ao Meio). O MAC é tipo o CPF do equipamento e é único cada um tem o seu como as pessoas ele permite que o equipamento se comunique na rede.
  2. Respondido anteriormente o MAC que tem endereço de controle de acesso à mídia (endereço MAC) é o identificador único atribuído a uma interface de rede. Exemplo de endereço MAC: 00-18-14-6D-4A-FC são 6 bytes separados, cada um é formado por 2 algoritmos em hexadecimal.
  3. Switch, claro. Estas redes tinham o problema de colisão de pacotes, e mesmo com o uso do HUB continuava porque o aumento de dispositivos de redes e um volume de tráfego o HUB não dava conta. Então o SWITCH veio pra controlar explicando de forma bem simples, ele é um policial no cruzamento muito movimentado controlando o trânsito de quem vem e quem vai, não tendo problemas de colisões.
0
Dislike0
User badge image

Glaydson Alves

achei as perguntas um pouco estranhas mas vou tentar:

Controle de acesso ao meio: MAC Método ou meio de acesso: CSMA/CD

A topologia originalmente utilizada era barramento. hoje não.

Um pacote ethernet pode terá duas formas de endereço de máquina a depender da camada (MAC ou o IP).

Creio que hoje nem existam hubs, mas o ideal, sendo o mesmo preço com certeza é utlizar um swtich pois o mesmo trabalha uma camada acima do hub lendo o endereço MAC e entregando a informação na porta correta (desde que a tabela esteja atualizada) evitando colisão de pacotes, ou seja independente o switch terá uma melhor performance.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais