Buscar

O aspecto assumido pelo centro do Rio em um dia de Carnaval é totalmente diferente do que este mesmo lugar ostenta durante o restante do ano.

Leia o fragmento de texto a seguir:“No carnaval de 1977, vi pessoas dormindo, urinando e fazendo amor nos bancos dos pequenos jardins do centro da cidade.

Também vi pessoas com suas famílias acampadas em pleno centro. Olhavam despreocupadas a passagens dos foliões e blocos carnavalescos, sentadas em cadeiras de alumínio. Por perto, tinham seu automóvel aberto, onde as crianças dormitavam.

Ao lado, como num piquenique invertido, no meio do asfalto selvagem e devorador naquele momento transformado e domesticado, tinham geladeiras de onde tiravam garrafas de água e cerveja invejavelmente geladas.

Era como se a Avenida Rio Branco, ponto central do mundo bancário, lojista e comercial do Rio de Janeiro, uma espécie de Wall Street nativa, tivesse se transformado num conjunto de casas, com seu característico espírito familiar, como vemos nas vilas do interior. Era a cidade repartida em mil aldeias”.

(MATTA, 1997, p. 114-115)

O aspecto assumido pelo centro do Rio em um dia de Carnaval é totalmente diferente do que este mesmo lugar ostenta durante o restante do ano. Isso se deve ao (à):

a) Inversão de valores e papéis sociais, característica do Carnaval.

b) Falta de respeito da população, que se acentua durante o Carnaval.

c) Despreparo do observador para compreender a pouca educação do povo.

d) Impossibilidade de a polícia controlar os abusos cometidos durante o Carnaval.

e) Ausência de vigilância das autoridades em um momento tão importante como o Carnaval.

💡 2 Respostas

User badge image

Nycholas Sarthou

Resposta é a (a)
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais