A maior rede de estudos do Brasil

A expressão culturas híbridas pode ser definida como um rompimento entre as barreiras que separam o tradicional do moderno, entre o culto,

A expressão culturas híbridas pode ser definida como um rompimento entre as barreiras que separam o tradicional do moderno, entre o culto, o popular e o massivo. Em outras palavras, trata-se da miscigenação entre diferentes culturas, ou seja, uma heterogeneidade cultural presente no cotidiano do mundo contemporâneo.Com relação à identidade híbrida, podemos afirmar que:

a) No Brasil, não há essa classificação devido à enorme dimensão do território brasileiro, o que possibilitou a preservação das identidades tradicionais.

b) A modernidade é marcada pela heterogeneidade, mas as culturas híbridas nunca dependeram do desenvolvimento tecnológico e dos conhecimentos científicos do homem moderno para se afirmarem.

c) Não é um reflexo da aceleração de mudanças sociais e culturais, e sim um fenômeno da aceleração que culminou com a globalização, provocando considerável fortalecimento das identidades tradicionais.

d) É aquela produzida por uma mistura de culturas diferentes, que tem apenas uma raiz ou matriz resultante da globalização moderna. O indivíduo que permanece o mesmo, que não muda por meio do conhecimento de outras identidades, possui uma híbrida.

e) A hibridação cultural está presente no dia a dia de cada cidadão, formando sempre novas e variadas identidades. É um símbolo da sociedade globalizada, dotada de misturas, de inúmeras cores e de diversos estilos, que constitui a essência do homem moderno e pós-moderno, e que marca o fim das culturas tradicionais.


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?