A maior rede de estudos do Brasil

A pesquisa tem como objetivo tentar conhecer ou explicar fenômenos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:

O conceito de pesquisa encontra-se amplamente difundido, porém, muitas vezes, de forma equivocada. Nas escolas, os professores encaminham os alunos até a biblioteca com o intuito de fazer uma pesquisa, mas na maioria das vezes o que os alunos acabam fazendo é um recorte de alguma reportagem chamando-a de pesquisa. Esse conceito distorcido de pesquisa acompanha os estudantes até cursarem o Ensino Superior. A pesquisa tem como objetivo tentar conhecer ou explicar fenômenos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:


I- O ponto de partida de uma pesquisa é um problema que irá definir, delinear, analisar algum ponto, algum aspecto da sociedade, algum fenômeno ou acontecimento.

II- Em toda pesquisa científica busca-se a confiabilidade, a veracidade e a fidelidade das fontes, valendo-se de procedimentos formais, sistemáticos e reflexivos.

III- A formulação do problema, a construção de hipótese e a identificação das relações entre as variáveis constituem passos iniciais da pesquisa.

IV- Caso o cientista considere que há argumentos para que ele venha a se posicionar, essa opinião deve ser expressa livre e subjetivamente, sem a necessidade de verificar as contribuições anteriores sobre a temática.


Assinale a alternativa CORRETA: a)As sentenças I e IV estão corretas. b)As sentenças III e IV estão corretas. c)As sentenças I e II estão corretas. d)As sentenças I, II e III estão corretas.


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes