Buscar

RELACIONE Guerra dos Mascates com a invasão holandesa no nordeste brasileiro na primeira metade do século XVII.?

💡 2 Respostas

User badge image

Marina Celestino

A Guerra dos Mascates aconteceu em Pernambuco em 1710 e a Invasão Holandesa perdurou de 1630 até 1654. Esses dois marcos históricos se relacionam ao compreender que se não fosse a Invasão, a Guerra não existiria, pois Recife não tinham um papel relevante na colônia e estava submetida a Olinda que era o centro das movimentações. Com o término do período holandês, Recife tornou-se um centro comercial, recebendo comerciantes portugueses através de seu porto. Dessa forma, a cidade foi controlada por comerciantes que contribuíram com o crescimento econômico da região voltado à agricultura e o açúcar, voltando-se para a classe senhorial de Olinda.Sobre a Guerra dos Mascates: os comerciantes de Recife foram chamados de Mascates e tiveram como causa de reinvindicação a crise açucareira e a desigualdade econômica, portanto conflitaram com a elite que administrava a economia e as Câmaras do nordeste, os senhores de engenho. Com o crescimento de Recife, também cresceu sua importância, então os comerciantes se organizaram em prol da autonomia político-administrativa, emancipando-se de Olinda e da autoridade de sua Câmara Municipal. Em 1703, a classe comercial de Recife conseguiu o direito de representação na Câmara de Olinda. Contudo, a elite açucareira não permitiu na prática que esse direito fosse exercido. A solução que os recifenses procuraram e foi o maior ponto de conquista e vitória, foi com a criação da Câmara Municipal de Recife (1709) que libertava definitivamente os comerciantes da autoridade política de Olinda. Evidentemente, que os senhores de engenho de Olinda, através do poderio político, demarcou limites entre os dois municípios, por exemplo, resolveram fazer uso da força para sabotar as pretensões dos recifenses. Depois de intensas reinvindicações em Recife, que contou com a intervenção das autoridades coloniais. Em 1711 a nomeação de Félix Mendonça como novo governante que teve como principal missão estabelecer um ponto final ao conflito, apoiando os comerciantes portugueses e estipulou a prisão de todos os latifundiários olindenses envolvidos com a guerra, transferiu semestralmente a administração para cada uma das cidades. Dessa maneira, não haveria razões para que uma cidade fosse politicamente favorecida por Mendonça, desta forma, Recife foi equiparada a Olinda e assim terminou a Guerra dos Mascates.
0
Dislike0
User badge image

yan gabriel

A guerra dos mascates foi um confronto ocorrido entre Olinda e os comerciantes de Recife - cabe destacar que nesse tempo, Recife era um bairro de Olinda - com a vitória de Recife, que se tornou uma região politicamente independente. Tal confronto teve início com a expulsão dos holandeses que tinham se anexado no território e o desenvolvido economicamente (através do comércio açucareiro), a expulsão dos holandeses representou o enfraquecimento da cidade de Olinda em detrimento do progresso do Bairro de Recife, que tinha um comércio bem desenvolvido (não somente ligado ao açúcar). De acordo com o enunciado, a região de Recife foi se tornando cada vez mais poderosa e independente economicamente, até exigir sua emancipação política de Olinda, culminando na conhecida Guerra dos Mascates.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais