Buscar

8) Descreva a medula espinhal, quanto a localização, seu comprimento, e seus estruturas externa e a função destas estruturas.

💡 5 Respostas

User badge image

Ana Paula Santos Pereira

A medula espinhal é a via de influxo sensorial para o encéfalo e de fluxo motor proveniente do encéfalo. Localiza-se dentro do canal vertebral da coluna vertebral e continua com o encéfalo através do forame magno do crânio. Nos adultos, estende-se do bulbo (medula oblonga), a parte inferior do encéfalo, até a margem superior da segunda vertebra lombar.Embora aproximadamente cilíndrica, é ligeiramente achatada anteroposteriormente. Seu comprimento, no adulto, varia de 42 a 45 cm e seu diâmetro mede aproximadamente 2 cm na região mediotorácica, um pouco maior do que nas regiões cervical inferior e mediolombar, e menor na extremidade inferior.Quando a medula espinal é vista externamente, duas intumescências proeminentes podem ser observadas. A superior a intumescência cervical, estende-se da quarta vertebra cervical até a primeira vertebra torácica. Os nervos que entram e saem dos membros superiores originam-se da intumescência cervical. A inferior, chamada de intumescência lombar, estende- se da nona à décima segunda vertebra torácica. Os nervos que entram e saem dos membros inferiores originam-se da intumescência lombar. Inferiormente à intumescência lombar, a medula espinal termina como uma estrutura coniforme afilada, chamada de cone medular, que se estende até o nível do disco intervertebral, entre a primeira e a segunda vertebra lombar, nos adultos. Partindo do cone medular, encontra-se o filamento terminal, uma extensão da pia-máter que se prolonga inferiormente e se funde com a aracnoide-máter e a dura-máter, ancorando a medula espinal ao cóccix. As Intumescências cervical e lombar servem como pontos de origem dos nervos para os membros. E é a partir do cone medular que se origina filamento terminal e a cauda equina.
2
Dislike0
User badge image

Keco Scarpa

A medula espinhal possui formato cilíndrico, de diâmetro não uniforme, apresentando duas regiões mais dilatadas de onde partem fibras nervosas para os membros superiores e inferiores.É constituída de tecido nervoso, situada no interior da coluna vertebral e se estende desde o final do tronco encefálico (parte final do encéfalo, compreende mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano), a seguir do bulbo, até mais ou menos a região da segunda vértebra lombar.A medula se torna mais fina no final formando o cone medular. Abaixo da vértebra, envolvendo o cone e um filamento terminal, estão as meninges (saco dural) e raízes nervosas dos últimos nervos que juntos formam a cauda equina.ESTRUTURAS EXTERNAS:MENINGES=> Essas membranas contêm espaços entre elas, que são lubrificados pelo liquor ou líquido cefalorraquidiano. O liquor é um fluido incolor e aquoso que ajuda a proteger o sistema nervoso central de impactos.NERVOS RAQUIDIANOS=> Os nervos e gânglios nervosos constituem o sistema nervoso periférico. Nervos são formados por fibras nervosas ramificadas que se distribuem por todo o corpo e gânglios são dilatações de alguns nervos onde há concentração de corpos celulares dos neurônios.
1
Dislike0
User badge image

Ailton Pereira Santos

A medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, que se inicia logo abaixo do bulbo, no forame magno, atravessando o canal das vértebras, estendendo-se até a primeira ou segunda vértebra lombar, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais