Buscar

Qual é exatamente a diferença entre o Psicólogo Jurídico e o Psicólogo Forense? São a mesma coisa?

💡 3 Respostas

User badge image

Karoline Camargo

O psicólogo jurídico trata todos os casos psicológicos que podem surgir em contexto de tribunal. Já o psicólogo forense trabalha tentando descobrir a raiz do problema, pois só assim se pode partir à descoberta da solução.
1
Dislike0
User badge image

Bianca Castelli

A PSICOLOGIA JURÍDICA, é uma vertente de estudo da Psicologia, consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócio-jurídicos dos crimes e quanto a personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjectivos. E a PSICOLOGIA FORENSE possui uma atividade exclusivamente pericial e tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas situadas no campo psicológico, dúvidas estas que precisam ser esclarecidas perante o Sistema de Justiça Criminal, compreendido pelos juízes, promotores e até mesmos autoridades policiais (delegado de polícia) antes uma necessária tomada de decisão. Em suma, a psicologia forense é uma área da Psicologia Jurídica.
1
Dislike0
User badge image

Samara Oliveira

Psicologia Forense possui uma atividade exclusivamente pericial e tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas situadas no campo psicológico,dúvidas estas que precisam ser esclarecidas perante o Sistema de Justiça Criminal, compreendido pelos juízes, promotores e até mesmos autoridadespoliciais (delegado de polícia) antes uma necessária tomada de decisão.Erroneamente, no Brasil se considera a Psicologia Jurídica como sinônimo de Psicologia Forense e esta confusão foi consolidada quando o ConselhoFederal de Psicologia reconheceu apenas a especialidade de Psicologia Jurídica.A diferença principal entre a Psicologia Forense e a Psicologia Jurídica está no momento de atuação. Os trabalhos realizados pelos psicólogos forensessão, via de regra, realizados ainda na fase de instrução do processo criminal, portanto, a situação jurídica do investigado ainda não está definidae os trabalhos forenses (perícia) têm como objetivo a produção de prova. Já os Psicólogos Jurídicos, embora também possuam atividades periciais, suaatuação é essencialmente na fase pós-processual.Assim, os Psicólogos Forenses atuam em atividades periciais tais como: perfil psicológico de provável criminoso, avaliação de testemunho ecredibilidade, constatação de danos psíquicos entre outros.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais