Buscar

Cite a função dos fibroblastos e dos macrófagos no tecido conjuntivo?

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Mendonça

Fibroblastos:Sintetizam a matriz extracelular (proteínas colágeno, elastina, glicoproteínas, glicosaminoglicanos, proteoglicano)Produzem fatores de crescimento (que controlam a proliferação e a diferenciação celular) Possuem uma intensa atividade de síntese, tem um citoplasma abundante com vários prolongamentos e núcleo ovóide Macrófagos:São especializadas à fagocitose e pinocitose, participando da defesa do corpo, digerindo impurezas dos tecidos. Eles secretam colagenase, elastase e enzimas que degradam glicosaminoglicanos, facilitando a migração pela matriz extracelular. Liberam ainda lisozima, que destrói a parede das bactérias.
2
Dislike0
User badge image

Leninha Oliveira

Fibroblastos: É a célula mais comum do tecido conjuntivo e principal responsável pela produção das fibras e da substância fundamental. Macrófagos: Célula grande, derivada do monócito, rica em lisossomos, com grande capacidade fagocitária.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais