Logo Passei Direto
Buscar

O que é limiar em uma célula nervosa?

User badge image
Adriana Ostroski

há 4 anos

1._homeostasia_questoes
5 pág.

UNINASSAU JOÃO PESSOA

Respostas

User badge image

Thalles Duarte Silveira

há 4 anos

nível crítico de despolarização que deve ser atravessado a fim de desencadear um potencial de ação é chamado limiar. Os potenciais de ação são causados pela despolarização da membrana além do limiar

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Bruno Santos

há 4 anos

A todo instante os dendritos e o corpo celular de um único neurônio recebe potenciais pós-sinápticos excitatórios e inibitórios ao mesmo tempo provenientes de outros neurônio. O limiar de excitabilidade é o mínimo necessário de excitação para que seja desencadeado um potencial de ação através de um neurônio. Se o mínimo não for atingido (estímulo sublimiar), o sinal não vai se propagar até o outro neurônio ou até um músculo, por exemplo.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

John Queen

há 4 anos

O impulso nervoso pode ser definido como alterações no potencial elétrico da membrana de uma célula nervosa.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

1._homeostasia_questoes
5 pág.

UNINASSAU JOÃO PESSOA

Mais perguntas desse material

Coloque as seguintes partes de um reflexo na ordem correta para um circuito de resposta fisiológica: via eferente, via aferente, efetor, estímulo, resposta, centro de integração.

Diga, para cada um dos mecanismos abaixo, se constitui um circuito de retroalimentação positiva ou negativa: (a) secreção de glucagon em resposta à diminuição das concentrações sanguíneas de glicose; (b) o suor em resposta ao aumento da temperatura corporal; (c) urgência em esvaziar a bexiga urinária; (d) aumento da descida e da secreção de leite em resposta à sucção.

Na deflexão inicial (ramo ascendente) (despolarização rápida) do potencial de ação (a) existe corrente efetiva de efluxo e o interior da célula se torna mais negativo (b) existe corrente efetiva de efluxo e o interior da célula se torna menos negativo (c) existe corrente efetiva de influxo e o interior da célula se torna mais negativo (d) existe corrente efetiva de influxo e o interior da célula se torna menos negativo.

A velocidade da condução do potencial de ação é dependente do(a): a) diâmetro do axônio. b) presença de células de Schwann ou oligodendrócitos. c) número de canais dependentes de voltagem. d) todas as alternativas acima estão corretas.

Relacione as propriedades do potencial de ação às suas respectivas características:
1. FASE ASCENDENTE (despolarização)
2. FASE DESCENDENTE (repolarização)
3. PERÍODO REFRATÁRIO RELATIVO
a. ( ) Abertura dos canais de sódio; influxo de sódio; despolarização da membrana.
b. ( ) Neste período, se for aplicada uma corrente despolarizante mais forte é possível levar o potencial de membrana até o limiar e disparar outro potencial de ação antes do final do primeiro.
c. ( ) Inativação dos canais de sódio; abertura dos canais de potássio; efluxo de potássio.

Mais conteúdos dessa disciplina