Buscar

Quais são os argumentos que esclareçam a contribuição de Platão para a ética?

Quais são os argumentos que esclareçam a contribuição de Platão para a ética?           Para Platão a realidade fica dividida em três mundos distintos e contrapostos: um, inferior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação. A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à felicidade.      A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à felicidade. O pensamento de Platão se aprimora quando ele elabora a teoria das ideias transcendentes: a conduta do homem encontraria a felicidade, consistindo na prática da virtude (esta uma atividade própria da alma, formada pelo costume regulado através das leis).     Para Platão a realidade fica dividida em quatro mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação. A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à felicidade.         O pensamento de Platão se aprimora quando ele elabora a teoria das ideias transcendentes: a conduta do homem não encontraria a felicidade, consistindo na prática da virtude (esta uma atividade própria da alma, formada pelo costume regulado através das leis).       O pensamento de Platão não se aprimora quando ele elabora a teoria das ideias transcendentes: a conduta do homem encontraria a felicidade, consistindo na prática da virtude (esta uma atividade própria da alma, formada pelo costume regulado através das leis).

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Carolina

A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à felicidade. O pensamento de Platão se aprimora quando ele elabora a teoria das ideias transcendentes: a conduta do homem encontraria a felicidade, consistindo na prática da virtude (esta uma atividade própria da alma, formada pelo costume regulado através das leis).

1
Dislike0
User badge image

Antonio Batista de Oliveira

Para Platão, o sábio é o virtuoso, haja vista, que nós só podemos agir de maneira ética, quando damos prioridade ao nosso intelecto, isto é, agirmos ancorados na nossa RAZÃO. Não devem ser valorizados os prazeres advindos das sensações, ou seja, obtidos através dos órgãos dos sentidos, além do que para agirmos de modo virtuoso não podemos nos orientar por intermédio de nossas emoções.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais