Buscar

O que é um tecido epitelial e conjuntivo?

💡 10 Respostas

User badge image

Cairel Palza

O tecido conjuntivo apóia e liga outros tecidos, como osso, sangue e tecido linfático. O tecido epitelial serve de cobertura; Isso inclui a pele e o revestimento de vários dutos dentro do corpo.
0
Dislike0
User badge image

Jorge Pedro

O tecido conjuntivo apóia e liga outros tecidos, como osso, sangue e tecido linfático. O tecido epitelial serve de cobertura; Isso inclui a pele e o revestimento de vários dutos dentro do corpo.
0
Dislike0
User badge image

Gabrielle Machado

Os epitélios são um grupo distinto de tecidos que recobrem toda a superfície corporal, cavidades e tubos, funcionando como interface entre os compartimentos biológicos. Nesse sentido, eles podem ser derivados do ecto, meso ou endoderma, dependendo do sistema a que pertençam. Vale salientar também, a ausência de substância intercelular. Desse modo, o contato entre as células é feito através do glicocálix, que consiste de proteínas e fosfolipídios conjugados com pequenos polissacarídeos, formando um revestimento celular externo. Assim, há a função de adesão entre as células, podendo simplesmente promover a proteção mecânica química para a membrana plasmática. Outro fator relevante nesse tipo de tecido é a presença da membrana basal, isso porque todos os epitélios são mantidos por uma membrana basal de espessura variável, que separa os epitélios dos tecidos conjuntivos subjacentes. Além disso, o tecido epitelial não é penetrado por vasos sanguíneos, e a distribuição de organelas nas células obedece a uma polaridade. Nessa polaridade, o polo basal é região que fica de frente para a lâmina basal, o polo lateral é a região que está em contato com outras células epiteliais e o polo apical é a região que está oposta à lâmina basal. Nesse tecido há também uma rede de inervação - sensitiva intra-epitelial, formada por terminações nervosas livres-, uma renovação constante – devido à atividade mitótica contínua das células - e a presença de junções celulares especializadas. Por outro lado, a riqueza de material intercelular é uma característica do tecido conjuntivo. Microscopicamente, o aspecto desse tecido se caracteriza pela presença de estruturas bem definidas, as células imersas em muita matriz intercelular que é composta por fibras e substância fundamental amorfa. O tecido conjuntivo pode ser classificado em tecido conjuntivo propriamente dito (conjuntivo frouxo, conjuntivo denso modelado, conjuntivo denso não modelado, conjuntivo reticular, conjuntivo adiposo e mucoso) e tecido conjuntivo especializado (cartilagem,osso e sangue). De uma maneira geral o tecido conjuntivo é formado por vários tipos celulares e matriz extracelular. As principais células do tecido conjuntivo chamadas fixas são: fibroblastos; células adiposas; pericitos; mastócitos; macrófagos. Já as principais células do tecido conjuntivo representando as células transitórias são: plasmócitos; linfócitos; neutrófilos; eosinófilos; basófilos; monócitos e macrófagos. A matriz extracelular é composta por substância fundamental amorfa e fibras (colágenas, elásticas e reticulares). As funções básicas do tecido conjuntivo são: dar sustentação estrutural, atuar como meio de trocas, atuar na defesa e proteção do corpo, manter locais para armazenamento de gorduras, água e eletrólitos.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais