Buscar

Qual é a fonte de legitimidade dos governantes?

Ciências políticas

💡 5 Respostas

User badge image

Diogo Antonio Milfont

Aobservância das leis, isto é, o procedimento da autoridade em consonância estrita com o direito estabelecido. Ou em outras palavras traduz a noção de que todo poder estatal deverá atuar sempre de conformidade com as regras jurídicas vigentes. Em suma, a acomodação do poder que se exerce ao direito que o regula.
0
Dislike0
User badge image

Biah Menezes

Segundo Weber haveria três possíveis fundamentos para a legitimidade da dominação política: crença na tradição, fundamento carismático e fundamento racional baseado na legalidade. O último seria o que justificaria a dominação do direito nas sociedades jurídicas modernas.
0
Dislike0
User badge image

Nilda Pereira Silva

Ao tratar da soberania e da análise sobre a legitimidade do exercício do poder político pelo poder estatal, na atualidade, objetivou-se considerar que o cumprimento das normas e dos valores expostos no sistema jurídico não são suficientes para satisfazer as necessidades e interesses sociais. A legitimidade do exercício do poder político depende da análise de um componente da realidade política muito mais complexo: o exercício da soberania tendo em vista o cumprimento das funções estatais deve ser visualizado perante outros atores políticos não estatais.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais