Buscar

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Agora que você já estudou os fundamentos a respeito de memória principal e memória secundária, crie um ou dois parágrafos respondendo, com suas palavras, às seguintes perguntas: Em um SO com memória virtual e paginação, é comum termos que carregar alguma página para a memória principal e remover outra para liberar espaço para a nova. Chamamos isso de substituição de páginas. Para escolher qual página substituir, porém, existem diversos algoritmos que escolhem a página conforme diferentes critérios. Por que existem tantos algoritmos? Existe algum algoritmo perfeito? Como funcionaria esse algoritmo? Esse algoritmo tem como ser implementado? Cite exemplos de possíveis algoritmos.Em um sistema de arquivos, cada arquivo possui um cabeçalho. Alguns arquivos possuem certo “número mágico” nos seus cabeçalhos. Que tipo de arquivo é esse e qual é a utilidade desse “número mágico” presente no cabeçalho?

💡 1 Resposta

User badge image

Ariel Vicente

Existem muitos algoritmos de substituição de páginas porque cada algoritmo tem suas próprias vantagens e manutenção, e diferentes aplicações podem ter requisitos diferentes de desempenho e uso de memória. Não existe um algoritmo perfeito, pois cada um tem suas limitações e pode ser mais eficiente em alguns cenários e menos eficiente em outros. Um algoritmo perfeito seria aquele que prevê qual página necessária no futuro e realiza a substituição de páginas antes que ela seja necessária, o que é impossível na prática.

Diversos algoritmos de substituição de página foram propostos ao longo dos anos, como o FIFO (First In First Out), LRU (Least Recent Used), NRU (Not Recent Used), Segunda Chance e Clock. O algoritmo LRU é um dos mais populares, pois tende a manter na memória as páginas que são mais acessadas com frequência. No entanto, a implementação desse algoritmo pode ser cara e complexa.

O "número mágico" é uma sequência de bytes que é adicionada no início de um arquivo para indicar seu tipo e formato. O número mágico é usado pelo sistema operacional para identificar o tipo de arquivo e associá-lo ao aplicativo correto que deve ser usado para abrir o arquivo. Por exemplo, o número mágico para um arquivo PDF é "%PDF", enquanto que para um arquivo PNG é "PNG". O número mágico ajuda o sistema operacional a reconhecer o formato de arquivo e a associá-lo a um programa para abri-lo, independentemente de qual seja a extensão do arquivo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais