Buscar

As primeiras reflexões sobre o direito natural são encontradas no pensamento grego clássico e no cristianismo medieval?

As primeiras reflexões sobre o direito natural são encontradas no pensamento grego clássico e no cristianismo medieval. Porém, endende-se que o jus naturalismo fora uma corrente jurídico filosófica desenvolvida em seiscentos ou setecentos, que reelaborou o conceito clássico do direito natural de forma mais racional e humana. (ADORO, Francesco. História da Filosofia, volume II, 12ª edição. Editora Laterza, 1983. págs, 218 a 221). Considerando o texto apresentado, apresente os principais fundamentos do direito natural.

💡 2 Respostas

User badge image

Luis Dos Anjos Anjo

O direito natural supõe a existência de um direito universal, estabelecido pela natureza. Seu fundamento é o da lei natural, e não o da lei humana, que rege os acordos e contratos sociais. O direito natural sempre influenciou as civilizações em suas tomadas de decisões. Ele está presente no dia-a-dia dos cidadãos e continua presente nos dias atuais. Os estudiosos do direito natural foram: os sofistas, Aristóteles, os juristas romanos, Tomás de Aquino, Michel Foucault, dentre outros. É visto como um direito inerente à natureza humana que deve ser respeitado independente de fronteiras territoriais e temporais.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais