Buscar

literatura infantojuvenil

Para a Profª. Drª. Veridiana Almeida, “trabalhar o imaginário e a fantasia, mediante uma abordagem de questões cotidianas, individuais universais, inerentes ao ser humano, faz da literatura infantil um investimento consciente e democrático na relação texto literário/realidade do cidadão em desenvolvimento” (ALMEIDA, V. Literatura Infantojuvenil. Curitiba: FAEL, 2011.) Assinale a alternativa que vai de encontro às ideias da Professora a respeito das funções da literatura infantil:

A - “A literatura infantil e infanto-juvenil é, por essência, a porta de entrada ao mundo da leitura e da literatura, cuja compreensão consideramos a substância mais apurada do processo de leitura. O acesso a elas garante ao futuro leitor uma experiência que conduz ao processo crítico de leitura em níveis profundos”. (FLECK,G. F. O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor. Revista Língua e Literatura. V. 10, n. 14 (2008)).

B - “A nova valorização da infância gerou maior união familiar, mas igualmente os meios de controle do desenvolvimento intelectual da criança e manipulação de suas emoções. Literatura Infantil e escola, inventada a primeira e reformada a segunda, são convocadas a cumprir essa missão.” (ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. Ed. Revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Global. 2003, p.15). - Resposta correta

C - “Apreendendo o mundo a partir de suas sensações e de sua imaginação criadora, e não a partir de conceitos e relações lógicas, o sentido do mundo encontra-se, para a criança, cifrado no sensível. É através da sensibilidade, e não do pensamento abstrato, que ela tem acesso ao verdadeiro, com o que se repete, de certa forma, em sua existência particular, um momento da evolução da humanidade, quando cabia à arte e à mitologia esclarecer o homem sobre a verdade.” (HEGEL, G. W. F. Estética. Lisboa: Guimarães Editores, 1993).

D - “Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança.” (BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007).

E - “O modo mais comum de apresentar os seus objetivos se faz tratando-se de suas finalidades mais abrangentes: educar, instruir e distrair.” (CUNHA, M. A. A.. Como Ensinar Literatura Infantil. São Paulo: Editora Bernardo Álvares, 1968).


Resposta certa: letra B

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais