Buscar

Como funciona a imissão na posse?

💡 2 Respostas

User badge image

Leili Castro

A imissão na posse é um instituto do direito civil que confere ao interessado a posse de algo que está privado de obter.

Já no processo de locação, a imissão na posse pode ser solicitada quando o inquilino, que é quem está morando no imóvel o abandona e vai embora sem devolver as chaves ao proprietário ou à imobiliária.

Para que seja requerida uma medida de imissão na posse, somente ocorre com autorização do Poder Judiciário. O contrato de locação deve possuir alguma irregularidade, como falta de pagamento, ou ainda estar vigorando por prazo indeterminado.


https://www.imobiliariacidade.com.br/blog/o-que-significa-imissao-na-posse/

1
Dislike0
User badge image

Beatriz Jimenez

A imissão de posse é configurada como ação própria e sua classificação é a de ação possessória indireta. Ou seja, diz respeito à aquisição do domínio do imóvel através de uma escritura pública, porém, sem a entrega da sua posse.

Assim, aplicando o nosso exemplo, você adquiriu o imóvel em leilão, portanto, nunca chegou a ter efetivamente a posse do bem.

O instituto de imissão na posse não se enquadra, em sua totalidade, nas ações possessórias diretas, uma vez que a posse nunca foi sua. Afinal, você acabou de adquirir os seus direitos sobre a posse do bem.

Portanto, a imissão de posse é um ato judicial que confere a você a posse do imóvel, além de proteger o direito que você tem de desfrutar da nova aquisição. Assim, esta ação é a solução que você tem para garantir os seus direitos sobre o bem.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais