Buscar

Atividade Prática Lógica de Programação e Algoritmos Uninter 2021

Linguagem Phyton

Exercício 3: Um canal de jogos do youtube está fazendo um sorteio para angariar doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A cada 10,00 doado o nome da pessoa é inserido em uma lista de sorteio, por exemplo: Ruth doou 20,00; Maria doou 30,00; Fernando doou 50,00; A lista de sorteio estará com os valores: listaSorteio = [‘Ruth’, ‘Ruth’, ’Maria’, ’Maria’, ’Maria’,’ Fernando’, ’Fernando’, ’Fernando’, ’Fernando’, ’Fernando’, ’Fernando’] Implemente um programa para cadastrar o nome das pessoas que doaram. O programa deve embaralhar a lista, sortear o ganhador e imprimir o seu nome. Imprima na tela um teste do seu programa utilizando como primeiro doador o seu nome e os dois últimos dígitos do seu RU para o valor doado.

Dica do Professor: Utilize o método random.shuffle para embaralhar a lista; Utilize método random.choice para sortear aleatoriamente um elemento. Abaixo, um exemplo de como utilizar os métodos para embaralhar e sortear

💡 5 Respostas

User badge image

Ichigo Kurosaki

https://www.youtube.com/watch?v=OcrOF5k-AvQ


import random

doadores = []

def cadastra_doador(nome:str, doacao:float): doadores.extend( ((nome + ' ') * int(doacao//10)).split() ) return

def sorteia_ganhador(): random.shuffle(doadores) print(f'Lista de doadores embaralhada: {doadores}') return random.choice(doadores)

opcao = int(input('Cadastrar doador? 0 - Não 1 - Sim '))

while opcao == 1: doador = input('Nome do doador: ') valor = float(input('Valor da doação: ')) while len(doador.strip()) == 0 or valor < 10: print('O nome é obrigatório e o valor mínimo para doação é de R$ 10') doador = input('Nome do doador: ') valor = float(input('Valor da doação: ')) cadastra_doador(doador, valor) opcao = int(input('Cadastrar doador? 0 - Não 1 - Sim '))

if len(doadores) > 0: print(f'Lista de doadores para sorteio: {doadores}') print(f'O vencedor(a) foi: {sorteia_ganhador()}')

4
Dislike0
User badge image

Pestanha

n achei tmb, achou algo ja amigo

0
Dislike0
User badge image

Danielle Souza

Preciso

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais