Logo Passei Direto
Buscar

Química

Humanas / Sociais

O que foi a pilha de Daniel??

User badge image
rayssa brito

há 4 anos

User badge image
rayssa brito

há 4 anos

Respostas

User badge image

PRISCILA DE LAIA FRADE

há 4 anos

ão sistemas que produzem corrente contínua e baseiam-se nas diferentes tendências para ceder e receber elétrons das espécies químicas. A pilha de Daniell é constituída de uma placa de Zinco (Zn) em uma solução de ZnSO 4 e uma placa de Cobre (Cu) em uma solução de CuSO 4.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Maria Eduarda Santana

há 4 anos

O primeiro dispositivo que aproveitou a energia das reações de oxirredução para gerar eletricidade foi a pilha de Alessandro Volta. Ela foi feita em 1800 e era formada por discos de metais diferentes, como zinco e cobre, intercalados e conectados por um fio condutor, além de um disco umedecido em salmoura.

Em 1836, o químico inglês John Frederic Daniell (1790-1845) aperfeiçoou a pilha de Volta, tornando-a menos arriscada. Essa nova pilha passou a ser conhecida como Pilha de Daniell.

A pilha de Daniell era constituída por duas semicélulas ou semicelas eletroquímicas. A primeira era formada por uma placa de zinco mergulhada em uma solução de sulfato de zinco (ZnSO4) em um béquer, e a outra era formada por uma placa de cobre mergulhada em uma solução de sulfato de cobre II (CuSO4) em outro béquer. Essas duas placas eram interligadas por um fio de cobre condutor. Além disso, as duas soluções estavam conectadas por um tubo que continha uma solução eletrolítica, isto é, uma ponte salina.

Observe o esquema da montagem da pilha de Daniell:

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Cléa Lima

há 4 anos

Foi um aprimoramento da pilha de volta sendo constituído por dois eletrodos ânodo e cátogo.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina