Buscar

Qual a principal deficiência do concreto simples que deu origem ao surgimento do material estrutural "concreto armado"?

Qual a principal deficiência do concreto simples que deu origem ao surgimento do material estrutural "concreto armado"? E quais outros materiais, além do aço, podem ser utilizados na fabricação de armaduras de peças de concreto armado

💡 7 Respostas

User badge image

Witor Carvalho Bomjardim

A baixa resistência à tração. A resistência à tração do concreto pode ser tomada, aproximadamente, como 1/10 da resistência à compressão. Sendo assim, em uma peça fletida, as fibras tracionadas estão sujeitas à fissuração por fendilhamento com um nível de tensão dez vezes inferior às fibras comprimidas.

3
Dislike0
User badge image

Guilherme RC

Acredito que seja a baixa resistência a tração do concreto simples, a maior característica do concreto é a grande resistência que ele tem a compressão e ao cisalhamento, porem quando precisa ser usado em grandes vigas ou estruturas que formam curvas ele precisa ser reforçado com o aço ou outros produtos. Hoje em dia utiliza-se muito a macrofibra estrutural de polipropileno, um tipo de fibra sintética que ajuda a conferir maior resistência em peças pré-moldadas sem aumentar demais o orçamento.

1
Dislike0
User badge image

José Carlos Gomes Filho

A baixa resistência a tração (cerca de 10% da sua resistência a compressão) e o elevado efeito de retração que ocorre no concreto no momento de seu endurecimento.

Todo elemento que possua bom desempenho a tração e que consiga, de forma acoplada, receber as tensões de tração podem ser utilizados na fabricação de armaduras. Desde perfis metálicos simples, fibras naturais ou sintéticas e barras de compostos químicos envolvendo fibras são ótimas soluções para resistir a eventuais tensões de tração.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais