Buscar

Como acontece a propagação do impulso nervoso?

💡 5 Respostas

User badge image

Amanda Magalhães

A propagação do impulso nervoso faz-se através do fluxo de ions, positivos e negativos, ao nível da membrana celular do axónio, o qual é facilitado por alterações da permeabilidade da membrana.
Num estado de repouso (ausência de estímulos) a superfície interna da membrana celular do neurónio encontra-se carregada negativamente em relação à superfície externa da membrana, que se encontra carregada positivamente - polarização. A diferença de potencial elétrico entre as duas faces da membrana (potencial de membrana) deve-se, principalmente, à distribuição desigual dos iões de sódio (Na+) e potássio (K+) dentro e fora do neurónio, por ação da bomba de sódio e potássio (bomba Na+/K+). Nestas condições o neurónio tem um potencial de repouso.
1
Dislike0
User badge image

Helen Pereira

É um fenômeno eletroquímico e acontece da seguinte maneira: os neuronios em repouso tem a membrama negativamente carregada em relação ao exterior. Com o potencial de ação (inversão de cargas), a parte está passa a estar com carga negativa. Isso se espalha ao longo da célula, despolarizando o neurônio. As cargas eléctricas deslocam-se nos neurônios como íons, sódio (Na+) e potássio (K+). Esses íons atravessam a membrana plasmática do neurônio através de canais proteícos e bombas de íons, que estão encaixados na bicamada fosfolipídica da membrana. A bomba de sódio-potássio inserida na membrana movimenta os íons contra o seu gradiente de concentração, ela tira o sódio e põe o potássio no interior da célula e para isso há um gasto de energia.

A propagação de um impulso nervoso de um neurônio para outro ocorre por sinapses, entre a terminação do axônio de uma célula e os dendritos da célula próxima, através de neurotransmissores, mediadores químicos carregados em vesículas, o sinal é conduzido quimicamente por impulsos saltatórios e estimula o sinal no neurônio vizinho.

1
Dislike0
User badge image

Thaís Zortea

É uma corrente elétrica que percorre todo o axônio do Neurônio, através da membrana celular. Ocorre através do fluxo de ions, positivos e negativos, ao nível da membrana celular do axônio, que ocorre por alterações da permeabilidade da membrana.

Potencial de Ação:

O potencial de ação consiste em uma variação brusca do potencial de membrana, provocada por estímulos externos e é dividido nas fases: despolarização e repolarização.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais