Buscar

Liste quais são os pontos-chave a serem considerados como indicadores para medir o nível de serviço de fornecedores.

Logística, Cadeia de Suprimentos

💡 2 Respostas

User badge image

Gisele Carvalho

1 Status de serviço de entregas

2 Índice de ocorrências

3 Tempo de ciclo do pedido

4 Percentual de cargas rastreáveis

5 Nível médio de estoque

6 Acuracidade de inventário

7 Custos logísticos da empresa

0
Dislike0
User badge image

Lucas De Souza

1 Status de serviço de entregas

Esse é um indicador de desempenho muito importante, que mede o cumprimento dos prazos de entrega, que representa um dos principais pontos da logística. 

Ele considera o tempo que a carga levou para chegar ao cliente, contando a partir do momento em que o caminhão saiu para transporte.

É possível analisar também se o pedido foi entregue em sua totalidade ou parcialmente. Com esse indicador, é possível identificar os principais problemas com as entregas, separando por regiões e buscando soluções para atrasos.

2 Índice de ocorrências

Ocorrências são registros de eventos não planejados, como avarias, extravios, trocas ou devoluções. 

Esse índice de avaliação ainda pode ser segmentado, identificando as causas de cada ocorrência. 

Ele não pode deixar de ser mensurado, pois ocorrências sempre geram um aumento de custos e desperdício de tempo, além de comprometerem a produtividade e satisfação do cliente. 

3 Tempo de ciclo do pedido

Em muitos casos, é também chamado de Lead Time, pois a sua medição é relativa ao tempo que um pedido leva para ser concluído. 

Segundo o blog eSales, ele abrange todo o processo e é também essencial, pois mostra de modo eficaz onde estão ocorrendo atrasos.

Isso melhora o controle de estoque, de oferta, transporte e outros processos. 

4 Percentual de cargas rastreáveis

Esse indicador leva em consideração a razão entre o número de cargas rastreáveis e o total de itens que foram despachados durante mesmo período. 

Ele ajudar a compreender o grau de automatização do transportador, além de compreensão da confiabilidade do serviço.

Por exemplo, uma empresa respeitável não deve confiar em uma análise onde o serviço de um transportador demonstra apenas 40% das suas cargas com possibilidade de rastreamento. 

A clareza das medições é essencial para decisões operacionais e segurança da carga. 

5 Nível médio de estoque

Esse é um dos mais importantes indicadores de desempenho para uma empresa. Esse KPI indica qual é o nível médio do estoque durante um determinado tempo, em relação a uma determinada categoria de produto, etc.

6 Acuracidade de inventário

Esse medidor está relacionado à organização do estoque e, quanto maior o percentual, maior é a coerência entre as informações do estoque físico e contábil.

Para elaborar esse indicador, é preciso avaliar o resultado do balanço de estoque para saber a incidência de falhas e ocorrências.

7 Custos logísticos da empresa

Esse custo consiste na soma de todos os gastos que a empresa precisa fazer em suas operações – desde a manufatura até entrega do pedido. 

Isso inclui os custos do estoque e inventário, de transporte, processamento de pedidos, impostos, taxas aduaneiras, etc.

No geral, esse indicador costuma ser dividido em vários recortes e setores, para facilitar o entendimento dos gestores. Alguns dos recortes mais comuns são os custos internos, externos e por produto.


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais