Buscar

shell script

Um shell script permite encadear comandos para solucionar tarefas mais complexas, como automatizar backups, redimensionar um lote de fotografias, limpar erros de um arquivo de texto etc. No entanto, tais comandos não são apenas uma simples sequência de comandos e podem usar características comuns às linguagens de programação, como condições (if-then-else) e até loops (for, repeat).

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o desenvolvimento de aplicações básica com scripts, pode-se afirmar que:

  1. o ambiente shell script, pela facilidade de uso, dispensa o papel de um administrador para acessar funções mais específicas do ambiente, sobretudo as atreladas à segurança dos usuários e permissões para acessar dispositivos.
  2. o shell script dispensa o uso de variáveis de ambiente, por elas serem exclusivas de linguagens de marcação e de linguagens de script a tais variáveis dedicadas, como JavaScript.
  3. a automatização de tarefas em shell script é otimizada por hardware, ou seja, quanto mais robustos os dispositivos de processamento, mais veloz é a execução das tarefas automatizadas.
  4. um arquivo shell script pode ser usado quando a sequência de comandos que se necessita repetir com frequência pode ser colocada em um arquivo que, executado, dispara os comandos da sequência, na ordem dada no programa.
  5. o shell script é um ambiente adequado para a inserção de comandos que automatizam tarefas em sistemas operacionais obrigatoriamente proprietários, como o MS Windows.



💡 2 Respostas

User badge image

Fabiano Israel

  1. o shell script dispensa o uso de variáveis de ambiente, por elas serem exclusivas de linguagens de marcação e de linguagens de script a tais variáveis dedicadas, como JavaScript.


3
Dislike0
User badge image

Amaro Neto

  1. um arquivo shell script pode ser usado quando a sequência de comandos que se necessita repetir com frequência pode ser colocada em um arquivo que, executado, dispara os comandos da sequência, na ordem dada no programa.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais