Buscar

inferencia estatistica

Como sabemos, a principal função da inferência estatística é permitir que seja possível avaliar informações da população, com base em amostras. Ao aplicar a inferência estatística juntamente com técnicas de amostragem, é possível avaliar de forma bastante precisa, em relação a parâmetros da população, valores médios, proporções ou variações nos valores.


Na indústria, mesmo que os processos de fabricação sejam constantes, variações na qualidade da matéria-prima ou de condições ambientais podem afetar a qualidade da amostra. Imagine, então, a seguinte situação: ao desenvolver uma nova metodologia de fabricação de aço, uma indústria deseja desenvolver uma técnica de avaliação para verificar se os lotes produzidos apresentam características em conformidade com a lei. 


Considere que o critério de avaliação será a resistência à tração. Para esse teste, são selecionadas amostras de aço que serão levadas ao laboratório para um ensaio destrutivo. A lei determina que o aço está em conformidade quando possui uma resistência R, com uma variação de 2% para mais ou para menos. 


Ao ser contratado pela indústria de aço em questão, você é encarregado de definir uma metodologia que permita avaliar os dados obtidos pelos ensaios, para responder às seguintes perguntas:


1.  Quais as vantagens e desvantagens da inferência estatística?


2. Que ferramenta estatística será utilizada para definir se o aço possui resistência à tração em conformidade com as leis? Por quê?


3.  A fábrica recentemente substituiu seus fornecedores de matéria-prima. Que ferramentas devem ser usadas para avaliar se a qualidade do produto do novo fornecedor é melhor, em relação ao antigo? Por quê?


4.  Se o interesse é avaliar o valor do parâmetro tração, qual estimador será usado? E se for de interesse avaliar a variação desse parâmetro, qual será o estimador a ser utilizado?

💡 1 Resposta

User badge image

Marcos Neves

otimo

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais