Buscar

Trabalho produtivo e rendimento são aspectos críticos contraditórias entre modo de vida dos povos indígenas e modo de vida da população não indígena?

a.O povo brasileiro não indígena trabalha, produz, e tem seu rendimento; o povo indígena não trabalha, portanto não produz nem tem rendimento algum, daí o conflito entre os dois segmentos.

b.Enquanto para o povo não indígena, o trabalho é mercadoria (com valor de troca) cuja alienação constitui base do rendimento auferido, o trabalho indígena só tem valor de uso: sua contribuição para a comunidade; o conflito está na coexistência dos modelos de relação econômica: capitalista e não capitalista.

c.O povo brasileiro não indígena trabalha, produz e consome a partir da renda auferida; o povo indígena só produz artesanato ou serve como guia para turistas, o conflito se instala para o consumo.

d.A questão crítica reside no consumo: o povo não indígena tem rendimento para consumir, o povo indígena não tem, portanto precisa contar com a caridade pública.

e.Se o povo indígena não consumisse produtos industrializados, haveria coexistência pacífica, sem conflitos.

💡 2 Respostas

User badge image

Clayton Santana

cade a resposta correta

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais