Buscar

LITERATURA RESPONDA ATE HOJE POR FAVOR

Observe o trecho da obra "Iracema", de José de Alencar, para responder ao que se pede na questão 8.

“Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.


O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado."

8. Das afirmativas abaixo, a respeito da obra "Iracema", de José de Alencar, são corretas todas, com exceção de uma delas. Assinale-a. *


O livro se encaixa na vertente indianista de José de Alencar.


A obra acima traz, com o nascimento do filho de Iracema, Moaci, uma metáfora sobre o nascimento do estado do Ceará.


Em "Iracema", o autor combina fatos e personagens que fazem referência à história do Brasil com elementos da tradição oral como lendas e costumes indígenas etc.


O resultado da história, em "Iracema", é uma bela e trágica história de amor, unindo personagens que simbolizam o branco e o indígena a formarem, poeticamente falando, uma espécie de nova "raça", que seria o povo cearence.


A obra "Iracema" faz parte da poesia ultrarromântica, pois o exagero no sentimentalismo é uma das características dessa fase da poesia do século XIX.

💡 1 Resposta


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais