Buscar

A polaridade da molécula é, muitas vezes, determinante para suas propriedades físico-químicas

A polaridade da molécula é, muitas vezes, determinante para suas propriedades físico-químicas, como por exemplo, pontos de ebulição e fusão, e solubilidade. Os momentos dipolares das moléculas NF3 BF3 são 0,235 D (polar) 0 D (apolar), respectivamente. Justifique esta diferença.

💡 2 Respostas

User badge image

Mirian Matias Rodrigues Paula

A polaridade da molécula é, muitas vezes, determinante para suas propriedades físico- químicas, como por exemplo, solubilidade e pontos de ebulição e fusão. Os momentos dipolares das moléculas NF3 e BF3 são 0,235 D e 0 D, respectivamente.
0
Dislike0
User badge image

Giovanni Catossi Mandarino

O boro possui em sua camada de valência 3 elétrons, enquanto que o nitrogênio tem 5. Isso é importante devido a geometria da estrutura. Enquanto que BF3 apresenta uma geometria trigonal Planar, de forma que o vetor resultante do momento de dipolo é zero (o que torna a molécula apolar), enquanto que o NF3, devido ao par de elétrons desemparelhados do Nitrogênio, apresenta uma geometria piramidal, assim o momento de dipolo resultante é diferente de zero, tornando assim, a molécula polar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais