Buscar

farmacologia

Receptores farmacológicos podem ser definidos como proteínas que possuem a capacidade de se ligar a um fármaco e, através de modificações conformacionais e interações proteicas, gerar e propagar um sinal. Hoje em dia, sabe-se que a diversidade de ações celulares é, em parte, resultado da presença de diferentes sistemas receptores na membrana celular, citoplasma e/ou núcleo. Os receptores farmacológicos são capazes de responder seletivamente aos mais variados tipos de estímulo, internos ou externos. A partir dessas informações e de seus conhecimentos, avalie as seguintes afirmativas:

I - As quatro principais classes de receptores farmacológicos são: receptores acoplados a proteína G, receptores enzimáticos, receptores acoplados a canal iônico e receptores intracelulares.

II - Existem vários tipos de receptores acoplados à proteína G. A principal diferença entre eles é a via de sinalização intracelular ativada em resposta à ligação do agonista. Exemplos de receptores acoplados à proteína G são os adrenoceptores e os receptores muscarínicos.

III – O canal de sódio voltagem-dependente, presente nos nervos e responsável pelo influxo de sódio que inicia o potencial de ação, é um exemplo de receptor acoplado a canal iônico.

Estão corretas somente as afirmativas

I e II.


II e III.

I e III.

I, II e III.

todas as afirmativas estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

null

II e III
1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais