Buscar

Estão corretas as afirmativas?

QUESTÃO 1

Mas o que seriam associação e causalidade? Essas duas palavras não são sinônimos. Dois eventos podem estar associados sem que um seja a causa do outro; eles podem também estar etiologicamente ligados. O termo associação tem o significado de relação (ou correlação) estatística entre dois ou mais eventos. Causalidade, relação de causa e efeito entre dois eventos, significa que a presença de um deles contribui para a presença do outro. Após a identificação de um problema de saúde, os epidemiologistas buscam conhecer os fatores de risco e proteção da doença para estabelecer medidas preventivas eficazes, contribuindo na melhoria dos indicadores de saúde.​

 

​ALMEIDA FILHO, N. de; BARRETO, M. L. Epidemiologia & saúde: fundamentos, métodos, aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, p. 699.


Considerando o texto acima sobre as medidas de associação utilizadas nos estudos epidemiológicos, avalie as afirmações abaixo:


​I. Odds ratio (OR) é a medida de associação utilizada para estudos retrospectivos, como os estudos transversais e caso-controle. 


II. Risco relativo (RR) é a medida de associação utilizada para os estudos prospectivos, como estudos de coorte e ensaios clínicos. 


III. Quando o valor da Odds ratio (OR) é igual a 1, não existe associação entre o desfecho e a exposição ao fator. 


IV. O Risco relativo (RR) infere causalidade e quando o seu resultado é maior do que 1 significa que o risco é maior nos indivíduos expostos do que nos não expostos. 


Estão corretas as afirmativas:

💡 2 Respostas

User badge image

Emeline Cristina

todas alternativas estão corretas

0
Dislike0
User badge image

Miriã Guimarães

Todas estão corretas
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais