Buscar

Por que a cirrose hepática causa diversos problemas ao organismo humano, sendo uma manifestação comum a retenção de liquido?

Cirrose hepática, edema, fígado.

💡 3 Respostas

User badge image

Carolina Fermiano

A cirrose causa problemas no sistema imune, deixando a pessoa mais vulnerável a infecções. O fluido no abdome (ascite) pode se infectar com bactérias normalmente presentes nos intestinos. A doença pode também causar alterações na função dos rins – levando até mesmo à insuficiência renal. A retenção de líquido provoca o inchaço barriga que é o acúmulo deste líquido, a chamada ascite. Neste caso é importante fazer uma dieta com pouco sal e o uso de medicações para ajudar a eliminar este líquido. O fundamental é procurar um gastroenterologista ou hepatologista para acompanhamento,além de seguir o tratamento médico da patologia de base que é a cirrose,principalmente suspendendo o uso de bebidas alcoólicas e alguns tipos de medicamentos hepatotóxicos.
2
Dislike0
User badge image

Nayara de Almeida Costa

A cirrose hepática, principalmente a relacionada ao uso abusivo de álcool, é marcada pela presença de fibrose no espaço peri portal, logo os capilares sinusoides do fígado, responsável por drenar o sangue venoso advindo da veia porta para a veia centrolobular, passa a não conseguir drenar o sangue, ele para de fluir normalmente para os capilares e começa a se "redistribuir" para as veias do sistema porta (que realizam anastomoses com esse sistema). Portanto, por todo esse processo, uma das principais complicações é a hipertensão portal.

A Ascite, retenção de líquido na cavidade peritoneal, pode ser explicada pela diminuição dos níveis séricos de albumina (queda na pressão coloidosmótica e perda de líquido para o interstício).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais