Buscar

Mecanismo de ação do atenolo

💡 5 Respostas

User badge image

Gilvan Cruz Costa

Quanto ao mecanismo de ação (farmacodinâmica )o atenolol ,como outros betabloqueadores ,age modificado a forma como o corpo responde a determinados impulsos .
0
Dislike0
User badge image

Leilane Pessoa

O atenolol é um medicamento que faz parte da classe dos betabloqueadores, também chamados de bloqueadores beta-adrenérgicos. Os fármacos betabloqueadores agem impedindo a ação da adrenalina e da noradrenalina sobre os receptores beta que estão presente em vários órgãos, tais como coração, pulmões e vasos sanguíneos. Existem 2 tipos de receptores beta: beta-1 e beta-2. Os receptores beta-1 estão presentes principalmente no coração, rins, intestino, olhos e em menor quantidade nos pulmões. Já os receptores beta-2 existem predominantemente nos pulmões, nos vasos sanguíneos, no pâncreas e em menor quantidade no coração. O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo, ou seja, ele age predominantemente nos receptores beta-1. O alvo principal da sua ação é o coração. Como resultado do bloqueio dos receptores beta-1, o atenolol promove a redução da frequência cardíaca, redução da força de contração do músculo cardíaco, redução do volume de sangue bombeado pelo ventrículo esquerdo e redução da produção de renina pelos rins, o que inibe a retenção de sal e líquidos e atraso na condução de impulsos elétricos pelo nodo AV do coração. O atenolol começa a ter efeito com cerca de 60 minutos e o pico ação ocorre com 2 a 4 horas. O seu efeito tem duração de cerca de 24 horas. Na hipertensão arterial, o efeito máximo do medicamento só é atingido após 1 a 2 semanas de uso contínuo. A seletividade beta-1 do atenolol reduz-se conforme a sua dose vai sendo elevada, de forma que, em doses altas, o medicamento inibe tanto os receptores beta-1 quanto beta-2.

0
Dislike0
User badge image

Cecília Santos

O atenolol é um beta-bloqueador que age sobre o receptor beta-1 adrenérgico. Esse receptor é encontrado no músculo liso dos vasos e no coração, bloqueando ações cronotrópicas e inotrópicas positivas das catecolaminas endógenas, como a norepinefrina. Assim, diminui a pressão arterial, o trabalho cardíaco e, consequentemente, a demanda cardíaca de oxigênio.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais