Buscar

estagio paper 2 cinesilogia e biomecanica

Prévia do material em texto

resumo
Este trabalho tem como finalidade de demostrar trajetória do estágio supervisionado na academia.Apontamos que junto a importância da educação física, tão imprescindível o papel do professornas atividades e treinamento pessoal, sendo que os treinamento funcional, enxerga o corpo atravésdos movimentos, pois os treinos precisa, portanto levar em conta, velocidade, conciliação dosmovimento, diferentes movimentos , equilíbrio, orientação, ritmo, adaptação a variações eagilidades. Para realizar este trabalho buscamos através de treinos aplicar sessões treinos demusculação aplicando, orientando e s upervisionando para adequação dos movimentos dependendoda idade. Temos como objetivo analisarmos a estimulação e aplicação das sequências de sessões,para atingir o objetivo individual de cada aluno, em cada faixa de idade. Portanto, cabe aoprofessor introduzir como ferramentas pedagógica e as técnicas, necessidades funcionais de cadaalunos.Palavras-chave: Treino. Educação Física. Movimentos.
palavra chave :treino,educação fisica,movimentos
INTRODUÇÃO Este trabalho tem como finalidade principal demostrar a experiência que tivemos no estágiosupervisionado realizado no Imbituba Atlético Clube (IAC), Imbituba, localizada no Centro dacidade Imbituba sc. O objetivo do estágio do curso de Bacharelado em Educação Física foi portantoaplicar os treinos funcionais na prática através do projeto intervenção para os graduandos tudoaquilo que aprenderam teoricamente no curso de Educação Física, onde no primeiro momentorealizamos 12 horas de observação de como era o funcionamento do clube IAC , a organização, ainfraestrutura, o regimento interno, a caracterização do professor de musculação e judô,caracterização didática pedagógica, aspectos gerais e comportamentais. 
No segundo momento tivemos a oportunidade de intervir, atuando de forma independentecom as turmas de musculação, desta forma colocando na prática tudo aquilo que nos semestresanteriores aprendemos na teoria no total dos projetos observação e projeto intervenção somou-se 12horas de estágio ampliando nosso conhecimento através da experiência que tivemos. Fizemos umplanejamento baseado no cronograma do clube respectivamente com o planejamento do professorque é semanal de acordo com as regras de rotina do clube. 
2 No segundo momento tivemos a oportunidade de intervir, atuando de forma independentecom as turmas de musculação, desta forma colocando na prática tudo aquilo que nos semestresanteriores aprendemos na teoria no total dos projetos observação e projeto intervenção somou-se 12horas de estágio ampliando nosso conhecimento através da experiência que tivemos. Fizemos umplanejamento baseado no cronograma do clube respectivamente com o planejamento do professorque é semanal de acordo com as regras de rotina do clube. 
 2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Nossa área de concentração foi a Biomecânica, Cinesiologia, onde o treinamento funcionalaplicado nos alunos com a faixa etária de 16 a 55 à de idade que tem como intuito odesenvolvimento para treinar equilíbrios, tanto para o sexo masculino como o feminino, dosmúsculos, assim toda muscular. Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da biomecânica e Cinesiologia, comtrabalho dos músculos, tanto em jovens como para idosos. O projeto sobre a biomecânica investigarcomo as atividades contribuem para o desenvolvimento e manutenção da massa muscular. É preciso também conceituar o papel do professor, ainda toda as atividades trabalhadas,consiga atingir os objetivos da biomecânica, através dos treinamentos funcionais, no qual trabalhanos alunos força, equilíbrio, resistência e movimentos. As atividades ser trabalhadas corretamente, através de programas individualizados ou porfaixa por idade que proporcionam condições adequadas ao desenvolvimento físico. Conforme sitehttps://www.posgraduacaounincor.com.br/( 2020)
A Cinesiologia e a Biomecânica nos permitem analisar os movimentos articulares nosplanos anatômicos, entender de que forma as estruturas do corpo respondem à aplicaçãocargas mecânicas e de que forma as forças atuam e modificam o movimento humano. Já oTreinamento físico nos permite estruturar e organizar os exercícios físicos que serãoaplicados ao longo de um período, sobre um indivíduo. As duas disciplinas secomplementam e quando associadas promovem a melhora desde o rendimento esportivo atéo tratamento de doenças degenerativas e permite prevenir o surgimento de lesões noaparelho locomoto
3 A estimulação corporal, movimentos dos músculos favorecem o melhor desempenho dasatividades diárias. Assim, para cada indivíduo que está envelhecendo ou não a melhor opção é, arealização de um programa de treinos especifico a que inclua treinamento aeróbico, força muscular,flexibilidade e equilíbrio.
 Ainda especialmente, nos últimos anos, ficou comprovado que os idosospodem se beneficiar com a participação em programas de treinamento de força e equilíbrio.O treinamento de força pode minimizar ou retardar o processo de sarco penia para obtersignificantes respostas neuromusculares (hipertrofia muscular e força muscular), por meio doaumento da capacidade contrátil dos músculos esqueléticos. O treinamento de força tem sidoapontado como fator atuante para evitar quedas nas situações de desequilíbrio do corpo, peloaumento da massa magra e força muscular. Sugere-se que esse tipo de treinamento, por no mínimoduas vezes por semana, com cargas de aproximadamente 70% da carga máxima e com ênfase maioraos membros inferiores, produz melhoras significativas no equilíbrio corporal em jovens eprincipalmente nos idosos. (ALBINO ET ALL 2012.)
Justificativa: O projeto objetiva investigar as atividades que, contribuem para odesenvolvimento e fortalecimento da massa muscular dos jovens e idosos , idades de 16 a 60 anos deidade. Atividade física aplicada pelos professores da área, desenvolvem atividades que vem aoencontro a musculatura, que contam com treinamentos e outros. Todas atividades desenvolvidas necessitam atenção com relação número de sessõessemanais com duração de uma hora e meia, tanto para o de força muscular quanto para o deflexibilidade articular.
fundamentação teórica
A prática de atividade física na infância pode trazer benefícios também na vida adulta, quandorelacionado ao próprio processo de envelhecimento, conforme (Morato, 2019, p43) “Além de geraro movimento, os músculos também podem trabalhar como estabilizadores, contribuindo para ummovimento específico em uma articulação adjacente. Essas ações musculares são as contraçõesmusculares”. pois segundo De Rose Jr. (1999) a atividade física maximiza o pico de massa óssea, oque é extremamente importante para a prevenção dedoenças caracteristicamente consideradas deindivíduos idosos s, como a osteoporose.
4. Sendo assim, com o intuito de estabelecer vínculos levando, tanto jovens e idosos é oferecersegurança e conforto necessário, para o desenvolvimento de suas habilidades psíquicas motoraproporcionar movimentos equilibrados e dinâmicos, com trabalho simultâneo de várioscomponentes do sistema muscular.
VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
No primeiro momento o projeto observação foi o momento que analisamos tudo ao redorentre observações, pesquisas, entrevistas e outros. Foi possível obs ervar que o professor apresentauma postura coerente em relação, ao cuidado de como conduzir as sessões no dia a dia, ao se tratardos tanto quanto aos jovens até aos idosos
Os alunos, todos de modo geral, tive uma boa receptividade, no qual auxiliei nas atividadespropostas, receberam de maneira positiva a minha orientação, ainda no período no estágio fuiorientado pelos profissionais qualificados da instituição clube Atlético Clube Imbituba IAC.
Os aspectos de comportamentos dos alunos, mostraram grande interesse em aprender e executarde maneira correta as atividades propostas, receberam portanto minhas orientações e demostraramrespeito tanto dos alunos, como dos profissionais do clube, nos auxiliando no fornecimento de dasmatérias da academia, no que se refez a pesos, colchoes, halteres, cones, escadinhas entre outros. Osalunos também colaboram na limpeza e organização do es paço usado na academia
Nos baseamos em dar continuidade ao trabalho já realizado pelo professor, ainda inclui mêsconhecimentos para as atividades, dependendo das idades.
A realização do estágio ocorreu no Imbituba Atlético Cube IAC. Seu horário de funcionamentoatende das 18:00 as 22:00 horas, o horário do estágio foi entra 18:30 horas às 19:30 horas, nos diasda semana segunda, quartas e sextas
São aproximados 30 alunos, entre homens e mulheres, praticantes se seus exercícios naacademia, onde varia a faixa etária de 16 a 65 anos, porém o público-alvo determinado para aobservação do estágio foi de 16 a 55 anos independentemente do sexo.
5 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (considerações finais) 
 Meu estagio foi ligado aos mecanismos biológicos e biomecânico envolvidos nodesenvolvimento do corpo humano durante a adolescência até fase adulta, começando devagar paraobter bons resultados. Idade de 16 a 55 anos na média. Todo plano de treinamento, seja qual for a idade a que se aplique, deve ser projetado combase nas características pessoais, limitações físicas, objetivos e capacidades de cada aluno
REFERÊNCIAS
ALBINO, I.l.R, et al , Influência do treinamento de força muscular e de flexibilidade articularsobre o equilíbrio corporal em idosas. Rev. bras. geriatr. gerontol. vol.15 no.1 Rio de Janeiro 2012.http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100003 .FREITAS, Whashington de Leon Ferreira de. A importância do profissional de educaçãofísica ,na orientação da musculação, Formiga -MG, 2013 ,Trabalho de conclusão de cursoapresentado ao Curso de Educação Física, como requisito parcial para obtenção do título debacharel em Educação Física. MORATO, Vinício. Cinesiologia e Biomecânica Aplicada ao exercício . 1 ed. Indaial: Uniasselvi,2019.Disponível;https://www.posgraduacaounincor.com.br/curso/cinesiologia-biomecanica- e-treinamento-fisico/5 Acesso em 10 de jun. 2020.

Continue navegando