Buscar

Desafio As máximas conversacionais estão presentes nas diferentes esferas sociais e nos mais diversos gêneros textuais/discursivos. Por isso, é pre...

Desafio As máximas conversacionais estão presentes nas diferentes esferas sociais e nos mais diversos gêneros textuais/discursivos. Por isso, é preciso que os profissionais que lidam com a comunicação estejam muito atentos aos objetivos de suas construções linguísticas, e que essas construções linguísticas representem adequadamente as suas intenções, especialmente, se esses profissionais trabalham, diretamente, com linguagem e persuasão. Suponha que você foi contratado para uma consultoria em uma empresa de propaganda e marketing que está prestes a inaugurar o setor de outdoors. Esse setor conta com um time de profissionais jovens e muito inexperientes. Por isso, o gerente do setor encaminhou a você alguns outdoors e pediu para você fazer um relatório dos padrões linguísticos dessas propagandas. Veja quais foram: Descrição da imagem não disponível Seu trabalho como consultor, portanto, é: a) Analisar cada propaganda recebida e dizer, pela teoria dos implícitos, se são convencionais ou conversacionais. b) Apontar as características da construção linguística desses implícitos e como revelam o objetivo comunicativo (intenção) do produtor. c) Emitir um conselho baseado na teoria dos implícitos para a gerência do setor. Escreva sua resposta no campo abaixo: ​

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando o desafio proposto, a resposta correta é a alternativa (b), que pede para apontar as características da construção linguística desses implícitos e como revelam o objetivo comunicativo (intenção) do produtor. Como consultor, é importante analisar as propagandas recebidas e identificar as estratégias linguísticas utilizadas para persuadir o público-alvo. Dessa forma, é possível orientar a gerência do setor de outdoors a produzir propagandas mais eficazes e que atinjam seus objetivos de comunicação.

0
Dislike1
User badge image

Helena Klein

a) A análise de cada anúncio ficou assim:

Anúncio 1

Vê-se uma informação explícita,a de que a “Padaria do Fulano” “acabou de sair do forno”. Mas, tem-se, nela, um implícito conversacional. Por meio da metáfora “sair do forno”, vê-se uma quebra da máxima de qualidade, pois a padaria, de verdade, não saiu do formo. Contudo, essa quebra de qualidade, nesse contexto, permite que o leitor infira que se trata de uma inauguração da loja. Assim, implicitamente, o produtor está convidando o leitor a visitar a nova padaria. É, portanto, um convite para uma inauguração.

Anúncio 2

Vê-se outro implícito conversacional. Nesta propaganda, a própria loja é retomada por meio de metáfora (“seu sonho de viagem”), permitindo a implicitude de que a Viaje Bem é mais do que uma empresa que leva para uma viagem, mas a empresa que faz parte dessa viagem – é o próprio sonho. Por meio da predicação “chegou até você”, tem-se a implicitude de que a Viaje Bem abriu uma nova filial próxima ao leitor da propaganda, o que induz a compreender que a viagem logo ocorrerá. O que está implicitado, na propaganda, é que será mais fácil ir até a loja e consumir seus produtos – as viagens dos sonhos.

Anúncio 3

Tem-se, novamente, um implícito conversacional. Diferentemente da estratégia metafórica utilizada na propaganda da empresa de turismo, que substitui o nome da empresa pela “coisa positiva”, nesta propaganda, uma metáfora de viagem é acompanhada por um adjetivo (gostoso), o que leva a “parada” a ficar mais agradável. Todos sabem que viagens demandam paradas, ou para a alimentação, ou para um descanso e, nem sempre essas paradas são agradáveis – pode haver filas e lanchonetes ou restaurantes não tão bons. Linguisticamente, em: "o check-in mais gostoso de sua viagem", tem-se uma frase nominal, não havendo, portanto, predicação. Contudo, a frase nominal é suficiente para implicar a ideia de que a empresa é o que há de gostoso no percurso. Há, novamente, implícito, um convite a se consumir um produto.

b) As três propagandas têm em comum o fato de os seus produtores não terem sido autoritários nos enunciados, o que leva o ato enunciativo a ser mais suave, agradável. Não há ordens, não há comandos, não há modo imperativo. Essa construção dá a entender que o leitor é quem está no comando de sua decisão, decidindo sobre convites, mas não por que algo lhe foi imposto. Esse tipo de enunciado pode gerar menos tensão na relação social vendedor versus comprador e gerar mais simpatia, ao mesmo tempo que gerar persuasão.

c) Sugiro atenção a alguns fatores:

​​​​​​​- Propagandas como as da empresa de turismo, em que a metáfora está relacionada à própria empresa, podem ter um potencial persuasivo maior.

- Propagandas como a da hamburgueria podem ter um potencial persuasivo um pouco menor, porém, também eficaz, ao relacionar um adjetivo positivo ao nome da empresa.

- Propagandas como a da padaria têm um potencial persuasivo menor. Trata-se de uma propaganda mais recomendável para uma empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais