Buscar

Descreva?

Descreva uma célula bacteriana, apontando e nomeando as suas estruturas, composição química e funções e identificando seus principais antígenos de superfície (Gram-positiva e Gram-negativa), citando seus mecanismos de patogenicidade.

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Brasil

O método de coloração de Gram recebeu esse nome em ... possível identificar e diferenciar os dois principais grupos de bactérias, sejam ... nas diferenças nas propriedades químicas e físicas da parede celular. De fato, o uso dos corantes permite aumentar o contraste e evidenciar a estrutura bacteriana.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As paredes celulares Gram-negativas são finas e, diferentemente das paredes celulares Gram-positivas, contêm uma fina camada de peptidoglicano adjacente à membrana citoplasmática. As bactérias gram-negativas estão manchadas na cor rosa. A estrutura química do lipopolissacarídeo da membrana externa é muitas vezes exclusiva de subespécies bacterianas específicas e é responsável por muitas das propriedades antigênicas dessas cepas.

As paredes celulares gram-positivas são espessas e a camada de peptidoglicano (também conhecida como mureína ) constitui quase 95% da parede celular em algumas bactérias gram-positivas e apenas 5-10% da parede celular em bactérias gram-negativas. As bactérias gram-positivas absorvem o corante violeta cristalino e são manchadas de roxo. A parede celular de algumas bactérias gram-positivas pode ser completamente dissolvida por lisozimas que atacam as ligações entre o ácido N-acetilmurâmico e a N-acetilglucosamina. Em outras bactérias gram-positivas, como Staphylococcus aureus, as paredes são resistentes à ação das lisozimas. Eles têm grupos O-acetil no carbono-6 de alguns resíduos de ácido murâmico. As substâncias da matriz nas paredes das bactérias gram-positivas podem ser polissacarídeos ou ácidos teicóicos. Estes últimos são muito difundidos, mas foram encontrados apenas em bactérias gram-positivas. Existem dois tipos principais de ácido teicóico: ribitol teicco ácidos e glicerol teicco ácidos. O último é mais difundido. Esses ácidos são polímeros de ribitol fosfato e glicerol fosfato, respectivamente, e localizados apenas na superfície de muitas bactérias gram-positivas. No entanto, a função exata do ácido teicóico é debatida e ainda não totalmente esclarecida. Um componente principal da parede celular gram-positiva é o ácido lipoteicóico. Um de seus objetivos é fornecer uma função antigênica. O elemento lipídico pode ser encontrado na membrana, onde suas propriedades adesivas auxiliam na ancoragem à membrana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas