Buscar

PLANO ATIVIDADE METODOLOGIA DO ENSINO DE HANDEBOL II

Prévia do material em texto

Aluno: Victor Luis Cazella Correia
PLANO ATIVIDADE – METODOLOGIA DO ENSINO DE HANDEBOL II
Atividade 1 – Sistemas de defesa
No Handebol temos os sistemas ofensivos e defensivos, e como o nome já diz, ofensivo é utilizado no ataque e o defensivo na defesa. A seguir falarei sobre os sistemas defensivos do Handebol, sendo eles, sistema 6x0, 5x1, 4x2, 3x3 e 3x2x1.
SISTEMA DEFENSIVO 6X0
Sendo um dos mais utilizados, esse sistema consiste em ter os 6 jogadores da linha posicionados por zona na frente da área do gol (linha de 6 metros), cada um defendendo sua respectiva zona, podendo se ajudarem entre si.
Esse sistema defensivo tem os 6 jogadores da linha, formando uma espécie de barreira em volta da área do gol, dificultando a infiltração de jogadores adversários e atrapalhando na movimentação do pivô adversário. Sendo muito boa contra jogadores bons no arremesso de perto. Porém o lado negativo é caso a equipe adversária tenha jogadores bons no arremesso a média e longa distância esse sistema.
A marcação é feito sempre em torno da bola, e os marcadores se movimentam lateralmente. 
SISTEMA DEFENSIVO 5X1
Este sistema é formado por 5 jogadores na linha da área formando uma espécie de barreira em volta da linha de 6 metros e um jogador posicionado mais a frente com o objetivo de dificultar a troca de passes e o avanço da equipe adversária. Um ponto negativo desse sistema é que a equipe pode ficar um pouco vulnerável a infiltrações, ataques dos pontas e o pivô se movimenta com mais facilidade.
Uma variação desse sistema pode acontecer quando a equipe adversário tem um jogador muito bom, podendo designar 1 jogador para fazer essa marcação individual e os demais ficam na linha de 6 metros.
SISTEMA DEFENSIVO 4X2
Um sistema pouco utilizado nele ficam 4 jogadores na linha da área do gol (linha dos 6 metros) e 2 jogadores mais avançados. Este sistema pode ser utilizado contra equipe que tenham bons jogadores amadores e arremessadores de média e longa distância, mas não tenham pivôs e pontas tão bons pois facilita a infiltração e dificulta a troca de passes e arremessos de média e longa distância. 
Também existe uma variação similar ao sistema 5x1, onde os 2 jogadores que ficam mais avançados ficarão encarregados de fazer marcação individual nos 2 melhores jogadores adversários. 
SISTEMA DEFENSIVO 3X3
Nesse sistema ficam 3 jogadores defendendo a linha da área do gol (6 metros) e 3 jogadores mais a frente, é um sistema mais agressivo dificultando muito a troca de passes e arremessos de média e longa distância, mas fica muito vulnerável, sendo facilitada infiltrações, deixando muito espaço livre na linha da área.
SISTEMA DEFENSIVO 3X2X1
Este sistema é formado por 3 jogadores na linha da área (linha de 6 metros), 2 entre as áreas de 6 e 9 metros e um último jogador sobre a linha de 9 metros.
Esse sistema engloba todos os tipos de defesa, por zonas, individual e mista.
Alguns pontos positivos desse sistema é que ele pode se adaptar contra diferentes sistemas ofensivos, permite realizar marcações duplas e dificulta o passe e arremessos de longe e aumenta as chances de contra-ataque. Já os pontos negativos, tem um desgaste físico muito alto e é difícil de utilizar contra equipes bem organizadas. 
Atividade 2 – Sistemas ofensivos
O handebol é um esporte muito dinâmico, sendo assim existem alguns tipos de sistema para se atacar, sistema ofensivo 6x0, 5x1, 3x3 e 2x4.
SISTEMA OFENSIVO 6X0
Este sistema é mais simples, não tem a presença de pivô, nele os 6 jogadores se posicionam a frente da linha de defesa adversária.
Neste sistema há bastante troca de passes, para tentarem penetrar a defesa e realizar um arremesso a curta distância. Caso não consigam penetrar a defesa, são realizados arremessos de média e longa distância, sendo os mais comuns nesse sistema.
SISTEMA OFENSIVO 5X1
Este sistema é formado por 5 jogadores posicionados à frente da linha de defesa adversário e mais 1 jogador infiltrado, o pivô. Esse jogador mais avançado tem a função de receber a bola e finalizar a curta distância, sendo a peça chave para esse sistema, enquanto os demais tem a função de armar as jogadas para ele, porém os pontas podem auxiliar o pivô na finalização.
É um dos sistemas mais utilizados no esporte, se mostrando muito eficaz em diversas situações.
SISTEMA OFENSIVO 3X3
É um dos sistemas mais utilizados, os jogadores ficam posicionados 3 à frente da linha de defesa adversária sendo os 3 armadores e os outros 3 jogadores ficam infiltrados na linha de defesa sendo 1 pivô e 2 pontas.
SISTEMA OFENSIVO 2X4
Esse sistema pode ser considerado uma variação do sistema 3x3, dois jogadores (armadores) se posicionam a frente da linha de defesa inimiga e os outros 4 (2 pivôs e 2 pontas).
Atividade 03 – Treinamento de goleiro do handebol
10 atividades 
1- Utilizando uma escada para treinamento de agilidade, o goleiro fará a passada dentro do equipamento e uma fora, após isso o treinador irá realizar um arremesso para o goleiro realizar a defesa.
2- Sentado em uma bola suíça, o aluno deve realizar a defesa, enquanto o treinador arremessa bolas de diferentes modalidades, como bolinhas de tênis e também utilizando a bola do handebol. Os arremessos são feitos quicando.
3- Utilizando a escada de agilidade, o goleiro irá realizar a passada próximo a trave esquerda do gol e o professor irá realizar o arremesso no canto direito.
4- Com o goleiro posicionado sentado no chão, o treinador irá realizar um arremesso quicando para o goleiro defender, logo em seguida um arremesso direto, com o goleiro podendo se levantar para defender e em seguida buscando a bola para repor em jogo
5- O goleiro deverá estar no centro do gol, as bolas serão arremessadas (altura baixa) nos cantos do gol. O goleiro deverá realizar a defesa com a perna correspondente ao lado do arremesso.
6- O goleiro deverá estar no centro do gol, e deverá defender as bolas (que serão arremessadas no canto do gol) com a mão correspondente ao lado do arremesso, porém, haverá um jogador que estará segurando a mão contrária do goleiro, impossibilitando que este realize deslocamentos laterais, obrigando-o a buscar uma maior amplitude.
7- O goleiro ficará no centro do gol, e em frente a ele estará posicionado outro jogador, o treinador irá realizar arremessos e esse jogador posicionado a frente do goleiro deverá realizar desvios na bola para dificultar a defesa do goleiro.
8- Estarão em frente ao gol dois jogadores, um em cada canto do gol, estes estarão realizando passes, o goleiro por sua vez terá de acompanhar a bolas, realizando deslocamentos laterais, até o momento do arremesso de um desses jogadores.
9- Serão realizados arremessos no canto do gol, o goleiro terá de se deslocar para defender e depois se deslocar para tocar a trave do canto contrário ao do arremesso. Posteriormente será invertido o lado do arremesso.
10- O goleiro deve ficar sobre a linha de 6 metros. O treinador irá arremessar uma bola pelo alto, e o goleiro deve recuar em direção ao gol e realizar a defesa. 
RESUMO DAS REGRAS
Regra 1 – a quadra de jogo
A quadra do handebol é formada por um retângulo com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. Sendo os dois lados maiores as linhas laterais e os menores linha de fundo. Também existem 2 áreas de gol delimitada pela linha de 6 metros. Tem também a linha de tiro livre (linha de 9 metros) e a linha de 7 metros.
Regra 2 – a duração da partida, o sinal de término e o time-out
Numa partida com jogadores de 17 anos ou mais a duração é de 2 tempos de 30 minutos, tendo um intervalo de 10 minutos e em campeonatos mundiais de 15 minutos. Em equipes de adolescentes com idade entre 12 e 16 anos e de 2 tempos de 25 minutos, e no grupo de idade entre 8 e 12 anos o tempo é de 2 tempos de 20 minutos, ambos tendo intervalo de 10 minutos. Em caso de empate serão adicionados 2 tempos de 5 minutos com intervalo de 1 minuto caso continue empata, haverá mais um tempo extra como a primeiro e caso mesmo assim continue empatado o jogo será decididoem arremessos de 7 metros.
Regra 4 - a equipe, as substituições, o equipamento e os jogadores lesionados
A equipe é formada por 16 jogadores sendo 7 deles titulares. As substituições podem ocorrer a qualquer momento, porém o jogador a ser substituído deve ter saído para o outro entrar. O equipamento é o uniforme da equipe com numeração e calçados esportivos.
Regra 9 – o gol
O gol é marcado quando a bola passar completamente a linha do gol sem ocorrer nenhuma infração. A equipe com mais saldos de gols é a vencedora da partida.
Regra 13 – o tiro livre
Os árbitros consideram um tiro livre para o adversário quando: a equipe em posse de bola comete uma infração nas regras que conduzem a perda de posse da mesma. Os adversários cometem uma violação das regras que cause, para a equipe em posse de bola, sua perda.
O tiro livre é realizado do lugar onde ocorreu a infração e os jogadores da equipe executante não devem tocar nem cruzar a linha de tiro livre da equipe adversária antes que o tiro livre tenha sido executado. Conforme um jogador estiver realizando um tiro livre os adversários devem manter uma distância de pelo menos 3 metros do executante.
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png

Continue navegando

Outros materiais