Buscar

PIM IV - Gol

Prévia do material em texto

26
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Curso Sup. de Tec. em Processos Gerenciais
PIM IV
GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A.
Pirassununga 
2012 
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Curso Sup. de Tec. em Processos Gerenciais
PIM IV
GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A.
 Curso: Sup. de Tec. em Processos Gerenciais
 Semestre: 2º Sem.
Pirassununga 
2012
RESUMO
A aviação iniciou-se no Brasil com um vôo de Edmond Plauchut, a 22 de Outubro de 1911. O ano de 1927 é o marco da aviação comercial brasileira. O transporte aéreo no Brasil cresceu muito nos últimos anos. Com o surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das já existentes, foi possível aumentar o número de assentos disponíveis na malha aérea. A Gol lidera o ranking das empresas de baixo custo, podendo assim, repassar tarifas atraentes a todos os brasileiros. Com a competição entre as companhias foi possível melhorar o serviço e reduzir tarifas. No que se refere a Transportes Aéreo, o objetivo deste trabalho, é fazer uma análise econômica/financeira da Gol - Transportes Aéreos Inteligentes, a empresa é uma das companhias aéreas de baixo custo mais lucrativas do mundo, tendo registrado receita líquida no valor de R$2,7 bilhões e lucro líquido de R$513,2 milhões no exercício findo em 31 de dezembro de 2005. A Companhia é a única companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa operando no Brasil, oferecendo serviços aéreos regulares em rotas conectando todas as principais cidades brasileiras. Diante disso, e tendo como referencia as disciplinas do Curso de Processos Gerenciais, foi possivel desenvolver este trabalho.
Palavras-chave: Transporte Aéreo, Processos Gerenciais.
ABSTRACT
The aviation began in Brazil with a flight from Edmond Plauchut on 22 October 1911. The year 1927 is a milestone in Brazilian commercial aviation. Air travel in Brazil has grown in recent years. With the emergence of new airlines and modernization of existing ones, it was possible to increase the number of seats available on the flight network. Gol leads the ranking of low-cost airlines and can therefore pass on attractive rates to all Brazilians. With the competition between the companies were able to improve service and reduce fares. Regarding the Air Transportation, the aim of this work is to analyze economic / financial Goal - Smart Air Transport, the company is one of the low cost airlines more profitable in the world, had net revenues of R $ 2.7 billion and net income of $ 513.2 million for the year ended December 31, 2005. The Company is the only low cost airline and low fare airline operating in Brazil, offering scheduled air services on routes connecting all major cities. Given this, and taking as reference the disciplines of Management Processes Course was possible to develop this work.
Keywords: Air Transport; Management Processes.
SUMÁRIO
	Introdução
	6
	Capitulo 1 – Característica da Organização
	8
	
	1.1. Objetivo do Projeto
	8
	
	1.2. Objetivo da Empresa
	8
	
	1.3. Sobre a Empresa
	8
	Capítulo 2 – Análise da Organização
	13
	
	2.1. Marketing
	13
	
	2.2. Desenvolvimento de Recursos Humanos
	16
	
	2.3. Dinâmica das Relações Interpessoais
	21
	Conclusão
	24
	Referências Bibliográficas
	25
INTRODUÇÃO
O transporte aéreo no Brasil cresceu muito nos últimos anos. Com o surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das já existentes, foi possível aumentar o número de assentos disponíveis na malha aérea. A Gol lidera o ranking das empresas de baixo custo, podendo assim, repassar tarifas atraentes a todos os brasileiros. Com a competição entre as companhias foi possível melhorar o serviço e reduzir tarifas.
Existem cerca de 2.498 aeroportos no Brasil, incluindo as áreas de desembarque. O país tem o segundo maior número de aeroportos em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado nas proximidades de São Paulo, é o maior e mais movimentado aeroporto do país, grande parte dessa movimentação deve-se ao tráfego comercial e popular do país e ao fato de que o aeroporto liga São Paulo a praticamente todas as grandes cidades de todo o mundo. O Brasil tem 34 aeroportos internacionais e 2464 aeroportos regionais. 
O Brasil sedia importantes aeroportos internacionais, sendo destino de uma série de rotas aéreas internacionais. Porém, empresas internacionais normalmente trabalham apenas com um número limitado de portos, o que faz com que o transporte dentro do país se faça através de uma série de escalas.
A aviação iniciou-se no Brasil com um vôo de Edmond Plauchut, a 22 de Outubro de 1911. O aviador, que fora mecânico de Santos Dumont em Paris, decolou da praça Mauá, voou sobre a avenida Central e caiu no mar, de uma altura de 80 metros, ao chegar à Ilha do Governador. Era então bem grande o entusiasmo pela aviação. Em 17 de Junho de 1922, os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegaram ao Brasil, concluindo seu vôo pioneiro, da Europa para a América do Sul. E em 1927 seria terminada, com êxito, a travessia do Atlântico, pelos aviadores brasileiros, João Ribeiro de Barros e Newton Braga, no avião "Jaú", hoje recolhido ao Museu do Ipiranga.
O ano de 1927 é o marco da aviação comercial brasileira. A primeira empresa no Brasil a transportar passageiros foi a Condor Syndikat, no hidroavião "Atlântico", ainda com a matrícula alemã D-1012 que, em 1° de janeiro de 1927 transportou, do Rio de Janeiro para Florianópolis, o então Ministro da Viação e Obras Públicas, Vítor Konder. A 22 de fevereiro, iniciava-se a primeira linha regular, a chamada "Linha da Lagoa", entre Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Em junho de 1927, era fundada a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig), sendo transferido para a nova empresa o avião "Atlântico", que recebeu o prefixo nacional P-BAAA. A 1° de dezembro do mesmo ano, a Condor Syndikat, que acabara de inaugurar sua linha Rio - Porto Alegre, foi nacionalizada, com o nome de Sindicato Condor Limitada, sendo rebatizada, durante a II Guerra Mundial, com o nome de Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul (absorvida nos anos 80 pela Varig). 
Em novembro de 1927 (inaugurando a linha para a América do Sul da nova companhia francesa Aeropostale) chegava ao Rio de Janeiro Jean Mermoz, que se tornaria o mais famoso aviador da época.
Neste contexto de aviação, o objetivo deste trabalho é fazer um análise de uma das representantes do setor, trata-se da GOL Linhas Aéreas Inteligentes. Gol Transportes Aéreos é uma companhia aérea Brasileira. Foi criada em 15 de Janeiro de 2001 em São Paulo, Brasil. A companhia é presidida por Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro do grupo mineiro Áurea, um dos maiores grupos de transporte de passageiros do Brasil.
O conceito "low-cost/low-fare" adotado pela companhia em sua fundação (inspirado na pioneira Southwest Airlines) não é mais presente, pois possui preços de alguns trechos equivalentes, ou até maiores à sua principal concorrente, a TAM Linhas Aéreas. Juntas, as duas companhias aéreas possuem mais de 80% do mercado nacional, ao passo que a Gol possui menos de 30% dos voos internacionais. Seu principal destino fora do país é Buenos Aires, tendo vários voos diários partindo de Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba via Assunção.
Capitulo 1 - Características da Organização
1.1. Objetivo do Projeto
O objetivo básico deste trabalho é mostrar consideração práticas de gestão relacionadas à: Marketing, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Dinâmica das Relações Interpessoais. A outra finalidade da disciplina é o de despertar dos alunos para os diferentes aspectos da gestão das organizações, em especifico da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
1.2. Objetivo da Empresa
Os principais objetivos da GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. são prover transporte seguro de pessoas e cargas, sustentado pelo trinômio baixo custo, baixo preço e de excelência na qualidade, através de soluções inovadoras,buscando maximizar os resultados para nossos clientes, acionistas, colaboradores e sociedade.
1.3. Sobre a Empresa
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. foi criada em 2001 baseada na missão de popularizar e democratizar o transporte aéreo no Brasil e na América do Sul. Sua estratégia é voltada para o crescimento rentável resultante de uma estrutura de baixo custo e alta qualidade no atendimento ao cliente, o que permite oferecer tarifas reduzidas e, conseqüentemente, uma opção de transporte acessível a todos.
Graças a essa estratégia, mais de 10 milhões de pessoas tiveram a oportunidade de viajar pela primeira vez de avião. O que contribuiu também foi à opção de o cliente parcelar seu pagamento em até 36 vezes por meio do programa VOE FÁCIL, tendo a oportunidade de comprar passagens com preços e condições de parcelamentos até abaixo aos das rotas de ônibus interestaduais.
O primeiro vôo da empresa aconteceu em 15 de janeiro de 2001. A companhia é presidida por Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro do grupo mineiro Áurea, um dos maiores grupos de transporte de passageiros do Brasil.
Fonte: Site da Gol - Boeing 737-800 da Gol
Ao final de 2003, a empresa iniciou seus vôos internacionais entre São Paulo e Buenos Aires. Em 2005 iniciou novos vôos com destino à cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Em 2006 começou a operar vôos diários para Santiago, no Chile.
No dia 15 de setembro de 2006, a empresa inaugurou o seu Centro de Manutenção de Aeronaves, localizado no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), na região metropolitana de Belo Horizonte. O motivo desta inauguração foi que a empresa já possuía um razoável número de aeronaves e decidiu ela mesma fazer a manutenção de seus aviões.
Fonte: Site da Gol - Lado Esquerdo De Um Boeing 737-800
O centro de manutenção cuida da frota de aeronaves da própria Gol, e também faz a manutenção de outras empresas aéreas.
Fonte: Site da Gol - Winglet de um Boeing 737-800
Em 2007, a empresa iniciou vôos para a cidade peruana de Lima. No Brasil a empresa passou a voar para em março, para Marabá (Pará), além de ter iniciado frequências para Cruzeiro do Sul, no Acre. Em dezembro, a companhia iniciou vôos para Presidente Prudente, no estado de São Paulo, considerada a "capital do Oeste Paulista". Em janeiro de 2008, a Gol iniciou suas operações para Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro.
Em 28 de março de 2007, a GOL comprou da VRG Linhas Aéreas, também conhecida como a "nova Varig", por US$ 275 milhões, vencendo a disputa pela compra da companhia com a empresa chilena LAN. 
Em 25 de março de 2008, a GOL suspendeu os vôos para duas cidades do interior de São Paulo, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Segundo comunicado divulgado pela empresa, a decisão foi tomada devido à redução de horários para pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas (zona sul da capital paulista), de onde partiam quase todas as rotas extintas (o vôo entre Cuiabá e Rio Preto foi igualmente suspenso). A empresa atribui ainda o fim das operações nas duas cidades, onde concorria com a TAM, à suposta baixa demanda. Analistas atribuíram o enxugamento ao mau resultado da GOL no primeiro trimestre de 2008, com prejuízo de R$ 74,1 milhões, contra lucro de R$ 91,58 milhões obtido em igual período de 2007.
A GOL conquistou em curto período de tempo grande participação no mercado de aviação civil do Brasil. Uma oferta de um grande número de assentos por aeronave, a crise na Varig e aviões modernos que permitiram funcionar a menores custos de manutenção, além de quadro de funcionários mais reduzido e sistema de vendas de bilhetes que diminui o índice de inadimplência
Atualmente
A Gol Linhas Aéreas e a Qatar Airways anunciaram dia 06/01/2011 a assinatura de um acordo de code-share. O acordo permitirá à companhia aérea nacional do Estado do Catar a colocar seu código nos voos oferecidos pela Gol para 48 destinos brasileiros a partir de São Paulo. Em efeito, a Qatar Airways oferecerá novas opções de conexões aos seus clientes. Já para a Gol o acordo representa mais um canal de vendas, o que garantirá um aumento no fluxo de passageiros e consequentemente da ocupação dos seus voos.
As duas companhias também não descartam a possibilidade de assinarem um acordo de programa de milhagens, pelo qual participantes do Smiles, da Gol, e do Privilege Club, da Qatar Airways, poderiam acumular e resgatar milhas nos voos de ambas as empresas.
Março de 2011: A Gol pela primeira vez, passou a ser a líder no mercado doméstico. Segundo os dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a Gol fechou o mês de fevereiro uma uma participação de 39,77% de market share doméstico enquanto sua concorrente direta, a TAM, ficou com 39,58%. Em janeiro, a Gol obteve 37,27% contra 43,35% da TAM, o que significa um aumento de 2,5% na participação da Gol, ante uma queda de 3,76% da concorrente no mercado doméstico.
A Gol/VRG obteve 12,92% de participação no market share internacional e melhorou seu aproveitamento (LF) comparado com o mês anterior. Os analistas apontam a compra da TAP pela Gol. Os Constatinos mantém contato com o presidente da TAP, Fernando Pinto (que já foi presidente da Varig), desde outubro de 2010. O governo português afirma concluir a venda da TAP até o final de março deste ano. Com a compra da TAP, o lucro da Gol subiria de R$ 6 bilhões para mais de R$ 10 bilhões e a frota saltaria das atuais 122 para 191 aeronaves, aproximando-se do grupo concorrente, a LATAM (resultado da fusão entre LAN e TAM) que possuem uma frota de 229 aeronaves.
Julho de 2011: A Gol anuncia a aquisição da companhia aérea Webjet, por um valor de R$ 96 milhões.
Em 7 de dezembro de 2011 foi anunciado acordo com a Delta Air Lines para investimento de US$ 100 milhões no capital da Gol. A companhia aérea norte-americana Delta Air Lines passará a ter entre 2,9% e 3% de participação acionária na empresa brasileira, informou o presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino Oliveira Junior
Capitulo 2 - Análise da Organização
2.1. Marketing
Marketing significa comprar e vender no mercado. Deriva da palavra inglesa "market" (mercado, praça, feira). Em português, pode ser traduzida para "comercialização" (de bens e serviços).
O marketing tem uma área de atuação muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada, por exemplo, o marketing cultural, o marketing político, o marketing de relacionamento, o marketing social, entre outros.
Em Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.
Segundo Philip Kotler, marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.
Em marketing, o conceito de valor pode ser definido como todos os benefícios gerados para o cliente em razão do sacrifício feito por este na aquisição de um produto ou serviço. Oferecer ou agregar valor é um conceito diretamente relacionado com a satisfação do cliente, um dos principais objetivos do marketing.
“É a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo.” (AMA – American Marketing Association – Definição 2008).
Neste contexto de Marketing, a GOL, esta totalmente inserida no meio, desenvolve suas campanhas a fim de atingir vários públicos, um exemplo disso, foi o Marketing Esportivo, referente a uma campanha do ano de 2008, este case esta disposto logo abaixo.
Case: Gol Linhas Aéreas Inteligentes
A GOL Linhas Aéreas é uma empresa que teve um dos maiores e mais rápidos crescimentos no Brasil. No mesmo ritmo de agilidade dos seus serviços, os executivos de marketing estão sempre inovando para chegar mais perto dos seus consumidores. Apesarda empresa já ter investido esporadicamente em esporte, este é o primeiro trabalho concentrado em marketing esportivo, no qual a GOL espera receber todas as vantagens e atributos que apenas o esporte proporciona. O grande diferencial do trabalho é que não foram realizados patrocínios isolados, mas sim se buscou formar uma equipe de atletas GOL, criando uma unidade de time vinculada à empresa. 
Para criar esse time, foi feita uma criteriosa seleção de perfis, buscando atletas consagrados e jovens promessas. Assim como a GOL, a equipe selecionada é jovem, moderna, preparada e de alto desempenho. Essa equipe participará de diversas competições, aproximando cada modalidade à marca GOL, mostrando o quanto a empresa aposta no Brasil e no esporte brasileiro. 
Esse produto é uma nova tendência, que estabelece uma parceria esportiva entre a empresa e seus atletas patrocinados, que vai além dos limites dos locais de competição, ampliando os horizontes da marca, transformando a imagem dos atletas e das vitórias, em veículos de integração da empresa junto à comunidade, criando um fato novo e diferente da simples relação comercial, que a propaganda usualmente oferece. 
Os atletas da equipe GOL ESPORTE são: Mariana Ohata (triathlon), Diogo Sclebin (triathlon), Elize Maia (Vôlei de Praia), Nina Zgoda (Vôlei de Praia), Ricardo Bimba Winicki (Windsurf), Leandro Guilheiro (Judô), Mayra Aguiar (Judô) e Adria dos Santos (Atletismo). 
Para este trabalho, os principais objetivos da GOL são o aumento de reconhecimento de marca e a associação da empresa com uma atitude e atividade jovens. A ativação do patrocínio terá marketing promocional junto aos eventos, investimento em assessoria de imprensa e ainda atividades paralelas como marketing de relacionamento com clientes e endomarketing. É a GOL, em parceria com a Bravo Marketing Esportivo, dando os primeiros passos de uma longa caminhada no mundo dos esportes
Cases mais inovador: Companhia promoveu uma inovação ao oferecer passagens a custos mais baixos
Com o mote “Aqui todo mundo pode voar”, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes promoveu a partir de 2001 uma revolução no mercado brasileiro de aviação. Além de oferecer passagens a custos mais baixos, a companhia simplificou a emissão de bilhetes ao apostar pesado no e-commerce.
O resultado foi que nunca tantos brasileiros viajaram de avião como na última década, muitos deles pela primeira vez. Para se ter um parâmetro, a Varig informou na comemoração de seus 70 anos que entre 1927 e 1997 havia transportado 157 milhões de passageiros. A Gol, sua controladora há três anos, conseguiu a marca de 135 milhões desde sua estréia nos céus brasileiros em 2001 até o início de 2010. Nada mal para uma empresa que começou operando meia dúzia de destinos com sete aeronaves Boeing 737 modelos 700 e 800.
Hoje, a companhia disputa a liderança do mercado doméstico com a TAM voando para mais de 180 destinos (61 destinos, conforme site oficial) com 108 aviões da nova família de jatos 737 da Boeing. “São 820 vôos por dia. Vale lembrar que a Varig, no seu auge, fazia pouco menos de 200″, contabiliza o diretor de marketing e cartões da Gol, Murilo Barbosa.
Ainda que a empresa viva hoje um momento muito diferente em relação a quando começou a voar, muitos dos conceitos que introduziu no mercado se estabeleceram como padrão. O principal deles é a manutenção da internet como seu maior canal de vendas de passagens – o que obrigou as concorrentes a seguirem o mesmo caminho e contribuiu para a massificação do e-commerce no Brasil. O sistema praticamente aboliu as passagens físicas e foi um dos componentes para a redução de custos do setor aéreo.
A Gol estima que cerca de 10% de seus passageiros voaram pela primeira vez na vida em seus aviões, puxando para si o mérito de ser a primeira empresa aérea a usar a democracia como principal conceito em sua comunicação.
“No mundo da aviação comercial, o visual é muito importante, talvez mais do que o tipo de equipamento”, sustenta Francesc Petit, o “P” da DPZ. Aprovado o conceito, o próximo passo era a pintura dos aviões, que teriam cauda na cor laranja. “No dia da apresentação da campanha, levei uma caixa de papelão e coloquei em cima da mesa da sala. Falei para os presentes que a DPZ estava trazendo o futuro da companhia e tirei de dentro o Boeing já com a pintura, o logo e a marca”, relembra Petit.
Quando a AlmapBBDO assumiu a conta, em 2002, o espírito do “low cost, low fare” ainda era dominante, tanto que a empresa criou o comercial “Passarinho”, que mostrava uma pequena ave viajando dentro de um ônibus e um mote que enfureceu as empresas rodoviárias: “Por que viajar de outro jeito se você pode voar?”. A peça ganhou um Leão de Bronze no Festival de Cannes em 2006. “A Gol derrubou o que era usual e rompeu com a maneira antiga de fazer negócios na área. Com alta tecnologia, check-in pela web, menos burocracia, aeronaves novas e preços que ninguém mais poderia oferecer, a empresa democratizou o transporte aéreo no Brasil”, elogia José Luiz Madeira, sócio e diretor de planejamento da AlmapBBDO.
No ano seguinte, veio à aquisição da Varig, movimento considerado de alto risco pelo mercado em função da dívida da empresa comprada. Por outro lado, as posições (slots) da Varig nos principais aeroportos do País e o programa Smiles aproximaram a Gol do público tradicionalmente disputado com a TAM, fazendo com que a empresa abandonasse as barrinhas de cereal e passasse a servir lanches mais elaborados em seus vôos.
Ainda que os executivos sejam hoje 60% dos clientes da Gol/Varig e os preços estejam acima da média do início, Murilo Barbosa nega que a companhia tenha se afastado dos consumidores de renda mais baixa. “Em compras feitas com 21 dias de antecedência é possível conseguir preços muito competitivos. Além disso, estamos sempre elaborando programas para estimular o público de classe C a viajar de avião”, frisa, se referindo ao recente programa de abertura de lojas físicas e o parcelamento de passagens em até 36 vezes.
2.2. Desenvolvimento de Recursos Humanos
Desemvolvimento de Recursos Humanos tem por finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
É chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
Neste contexto de Recursos Humanos, As pessoas representam um ativo essencial para a GOL, presentes no dia-a-dia do seu negócio, feito por pessoas e para pessoas. Por isso, a atuação de seus profissionais é uma das principais vantagens competitivas da GOL, peça chave na conquista da confiança e da satisfação dos clientes. 
Nesse sentido, a Companhia acredita que seu potencial de crescimento está diretamente relacionado à habilidade de recrutar e manter os melhores profissionais disponíveis no mercado. Com uma cultura corporativa unificada e diferenciada, a GOL conta com um time de administradores alinhados à estratégia de crescimento do negócio e acionistas controladores com experiência em transporte de passageiros.
Para isso, estimula e reconhece a competência, investindo na capacitação, educação e desenvolvimento de seus colaboradores, para qualificar e potencializar o desempenho diferenciado e comprometido em prover serviços de transporte de qualidade.
Perfil dos Colaboradores
· Ao final de 2009, o quadro total de funcionários da GOL totalizava 17.963. 
· Desses, 17.500 estão no Brasil, contratados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e 463 na América Latina, Estados Unidos e China.
· No decorrer do ano ocorreram 2.049 demissões e 4.116 admissões nos demais paises.
Fonte: Site da GOL – Relatório Anual
Fonte: Site da GOL – Relatório Anual
Fonte: Site da GOL – Relatório Anual
Fonte: Site da GOL – Relatório Anual
Projetos de Contratação
A GOLreitera seu compromisso com a construção de uma cultura de respeito às diferenças, promovendo a diversidade e garantindo oportunidades a todos, independente de credo, raça, condição social ou física. Por isso, a gestão de pessoas da Companhia desenvolve projetos de inclusão e igualdade das oportunidades de trabalho a todos:
· Projeto PCD (Pessoas com Deficiência): criado há cinco anos, o projeto atua na seleção e contratação de pessoas com deficiência e na educação e conscientização dos demais colaboradores, por meio de cursos e palestras, para lidarem adequadamente com os novos parceiros de trabalho. Em 2009, 268 pessoas foram contratadas.
· Projeto Aprendiz: implantado em 2005, busca contribuir para a formação da cidadania, o convívio social e a capacitação profissional de jovens entre 14 e 24 anos. Em 2009, 394 jovens participaram desse projeto. Adicionalmente aos projetos de contratação, a GOL conta com uma Política de Aproveitamento Interno que estabelece procedimentos e diretrizes de valorização dos colaboradores, fomentando a retenção de talentos, a motivação, a melhoria no clima de trabalho e a formação de potenciais sucessores. Em 2009, 2.889 vagas foram preenchidas internamente.
Remuneração e Benefícios
A GOL estabelece a remuneração fixa de seus funcionários alinhada às práticas do mercado, de acordo com pesquisas salariais, sem diferenciação de acordo com gênero ou raça, buscando reconhecer o valor do trabalho de cada um e assim reter e desenvolver talentos. Nesse sentido, o salário mais baixo pago pela GOL é o equivalente a 1,4 vez (ou 138%) do salário mínimo brasileiro.
Adicionalmente, pratica a política de remuneração variável baseada no alcance das metas estabelecidas no planejamento estratégico. Em 2009, R$ 70,8 milhões foram distribuídos por meio do Programa de Participação nos Resultados. 
A política de benefícios oferecida a todos os colaboradores pela GOL inclui vale-alimentação/refeição, seguro saúde, seguro de vida, auxílio funeral, vale-transporte ou 14 linhas de fretados e Benefício Viagem, por meio do qual são concedidas passagens aéreas gratuitas ou com tarifas promocionais,
Treinamento
A GOL desenvolve programas de seleção, contratação, retenção de talentos e treinamentos para os colaboradores nos módulos técnico e corporativo, a fim de assegurar a manutenção do alto padrão de seu quadro de funcionários e, consequentemente, de seus serviços.
Os programas são baseados em quatro grandes módulos: educação corporativa, resposta a emergências, Safety e Security. Em 2009, foram oferecidas mais de 20 mil horas de treinamento a 631 colaboradores de diversas categorias funcionais, em um total de 2.435 horas/pessoa.
Saúde e Segurança no Trabalho
Consciente da importância da gestão da saúde e segurança no trabalho, a GOL conta com CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) em sua sede e em praticamente todas suas bases – com exceção da Base do Acre, que está em processo de implantação –, compostas por 512 colaboradores. 
As CIPAs promovem constantemente treinamentos dedicados a todos os colaboradores da Companhia para conscientizá-los e incentivá-los a adotarem condutas preventivas, a fim de evitar acidentes de trabalho e promover a saúde e qualidade de vida.
2.3. Dinâmica das Relações Interpessoais
Diariamente mantemos contato com chefes, colegas, clientes, amigos, parentes, etc. A espécie de relação ou contato que estabelecemos com essas pessoas afeta, de maneira sensível, os resultados que esperamos obter de nossas atividades diárias. Qualquer atividade que exercemos, profissionalmente ou não, implica inevitavelmente em relações com pessoas. Com algumas pessoas mantemos boas relações, com outras, relações fracas e, com outras, más relações. Os resultados obtidos a partir desses contatos também serão bons, fracos ou maus. Quando marcamos uma consulta dependemos do horário do médico, este por sua vez depende do horário em outras instituições, etc. Isso nos mostra a interdependência que nos prende aos nossos semelhantes e nos leva a admitir que a nossa atividade diária é inseparável da atividade de outros indivíduos. 
Desse modo relação interpessoal é algo do qual não podemos fugir, a não ser na hipotética idéia de que fosse possível viver isolado, fechado em um recinto sem nenhum contato humano. Mesmo sem querer, de qualquer forma (bem ou mal) estamos nos relacionando uns com os outros, a toda hora. A esse contato entre as pessoas, seja ele verbal ou não, damos o nome de relações interpessoais.
Devemos mobilizar energia e interesse no sentido de desenvolver uma atitude de respeito e compreensão com relação às pessoas, tendo em mente que todos nós somos possuidores de uma personalidade única e complexa. Buscar desenvolver as relações pessoais é assumir uma atitude que vise melhorar o convívio com as pessoas resultando em um relacionamento enriquecedor entre os seres humanos.
Neste contexto de Relações Interpessoais na Gol, o relacionamento com os diversos públicos envolvidos em sua rotina são conduzidos com base na ética, transparência e responsabilidade socioambiental na busca da sustentabilidade empresarial. 
Os acionistas controladores operam no mercado nacional de transporte de passageiros há mais de 50 anos e os principais executivos têm, em média, 25 anos de experiência no setor brasileiro de transporte de passageiros. Esta experiência tem ajudado a empresa a desenvolver os elementos mais importantes de nosso modelo de negócio de baixo custo. 
As práticas de governança corporativa superam aquelas exibidas pela maioria emissores na indústria de transporte e emissores de mercados emergentes, com o uso ativo e eficiente de comissões especializadas, formadas por profissionais altamente qualificados e membros da alta administração que agregam valor às decisões tomadas na gestão cotidiana de nossa companhia.
Além dos processos que garantem a continuidade e a rentabilidade da empresa em longo prazo, a GOL adota processos com o objetivo de minimizar seus impactos, trazer benefícios ao meio ambiente e levar desenvolvimento à sociedade. 
Como empresa aérea em um país de proporções continentais e de profundos contrastes sociais, a Companhia apóia entidades empenhadas em repartir, compartilhar e semear desenvolvimento e inclusão social. 
A Associação Vaga Lume, Bolshoi, Caravana do Esporte e da Música, Fundação Gol de Letra, Instituto Ayrton Senna, Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias foram algumas das instituições que receberam apoio da Companhia, além de atletas Olímpicos e Paraolímpicos e projetos ambientais. A Gol doou cerca de 1.500 passagens em apoio a projetos sociais e de cinema, artes e música.
Por meio do projeto Colaborador Cidadão, a Gol estimula o exercício do voluntariado como forma de incentivar os seus colaboradores a exercer seu papel como cidadão e desenvolver uma atitude pró-ativa quanto às questões sociais.
O sucesso da Gol é construído dia-a-dia pelos seus colaboradores, que trabalham com dinamismo e eficiência para levar os melhores serviços aos clientes que viajam com a GOL. Sendo assim, a Companhia investe no aprimoramento contínuo de seu quadro de profissionais, de maneira a manter a melhor equipe do setor.
Para a Gol, o importante é desenvolver os negócios da empresa com base em ações originais, criativas, éticas e justas, focadas em resultados sustentados e duradouros, que se traduzam para os colaboradores, em respeito, crescimento, reconhecimento profissional, incentivo ao exercício da solidariedade e cumprimento da responsabilidade social e ambiental.
Política de Relacionamento da Gol
· Relacionamento com Acionistas: O relacionamento com acionistas deve basear-se em uma comunicação precisa e transparente de informações íntegras e que permitam o acompanhamento das atividades e o desempenho da GOL.
· Relacionamento com Clientes: Os clientes devem ser atendidos com educação, cortesia e respeito, devendo as informações ser prestadas de forma rápida, clara, precisa e transparente, com igualdade de tratamento, sem distinções movidas por interessesou sentimentos pessoais.
· Relacionamento com Colaboradores: Identificar, manter e atrair talentos é um objetivo da GOL; A GOL promoverá um ambiente de trabalho sadio, organizado e harmonioso, visando à valorização do ser humano e o seu bem estar, em que haja confiança, respeito, justiça e estímulo às inovações e ao desenvolvimento; Todos os colaboradores são clientes internos e, portanto, merecedores de respeito, independentemente de cargos ocupados ou tempo de atuação na empresa; Atitudes discriminatórias não são toleradas; A GOL acredita que a manifestação de críticas e sugestões de seus colaboradores contribui para seu aprimoramento.
· Relacionamento com Fornecedores: O relacionamento da GOL com seus fornecedores e prestadores de serviço é norteado por princípios, éticos, respeito às leis e às normas vigentes; A GOL tem compromisso com seus fornecedores em relação à lisura nos processos de compra e contratação de produtos e serviços, bem como no que diz respeito à segurança dos dados e ao direito de propriedade, própria e de terceiros; A seleção e contratação de prestadores de serviços e fornecedores são realizadas com base em critérios técnicos, profissionais e éticos, por meio de processo pré-determinado.
COnclusão
Concluindo, a partir da análise dos modelos de Processos Gerenciais da Gol – Linhas Aéreas Inteligentes foi possível observar que as práticas de gestão desenvolvidas na empresa apresentam excelentes resultados. Isso porque, a empresa acredita que o sucesso de uma empresa depende, primordialmente, da imagem positiva que ela mantém junto ao mercado. 
Para a empresa confiança e credibilidade só são atingidos por meio de uma postura profissional séria e idônea. A GOL é uma empresa que exige os princípios éticos em suas relações de trabalho e na condução de seu negócio.
Com base nas análises feitas, e entendendo que os itens acima citados representam adequadamente, os aspectos relevantes da Gol, e que tais dados estão em conformidade com as disposições pertinentes ao trabalho, opino favoravelmente quanto ao desenvolvimento deste trabalho.
REFERÊNCIAS BibliografiCAS
· GOL. Home. Brasil, 2012. Disponível na http://www.voegol.com.br/0. Acesso em 05 de dezembro de 2012.
· GOL. Quem Somos. Brasil, 2012. Disponível na http://www.voegol.com.br/Gol/QuemSomos/Paginas/home.aspx. Acesso em 05 de dezembro de 2012.
· GOL. Código de Ética. Brasil, 2012. Disponível na http://www.mz-ir.com/gol/2006/web/arquivos/GOL_CodigoEtica_20060213_port.pdf. Acesso em 05 de dezembro de 2012.
· Wikipédia. Transporte Aéreo no Brasil. Brasil, 2012. Disponível na http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_a%C3%A9reo_no_Brasil. Acesso em 05 de dezembro de 2012.
· Wikipédia. Marketing. Brasil, 2012. Disponível na http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing. Acesso em 05 de dezembro de 2012.
· Marketing. A Case: GOL Linhas Aéreas Inteligentes. Brasil, 2008. Disponível na http://marketing.com.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=41%3Aesportivo&id=138%3Acase-gol-linhas-aereas-inteligentes&Itemid=100. Acesso em 05 de dezembro de 2012.
· Marketing Cine TV. Cases mais inovadores: GOL Linhas Aéreas Inteligentes. Brasil, 2010. http://marketingcinetv.wordpress.com/2010/04/24/cases-mais-inovadores-gol-linhas-aereas/. Acesso em 05 de dezembro de 2012.
· Wikipédia. Gestão de Recursos Humanos. Brasil, 2012. Disponível na http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_recursos_humanos. Acesso em 05 de dezembro de 2012.
· GOL. Relatório de Sustentabilidade. Brasil, 2009. Disponível na http://www.mzweb.com.br/gol2009/web/arquivos/gol_RA2009_20100819_port.pdf. Acesso em 05 de dezembro de 2012.

Continue navegando