Buscar

Lista 1 - respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA 1
1. Com suas palavras: o que é informática e para que serve? (Resposta em 5 linhas no máximo)
O termo informática descreve o conjunto das ciências relacionadas à coleta, armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais. A  informática, suas inovações e seus dispositivos fazem parte de todas as áreas da nossa vida e serve como ferramenta de trabalho, estudo e de entretenimento.
2. Quem foi Blaise Pascal? (Resposta em 3 linhas no máximo)
Blaise Pascal foi um matemático, escritor, físico, inventor, filósofo e teólogo católico francês do século XVII. Ele criou, em 1642, a primeira calculadora mecânica do mundo. Mas ela apenas conseguia fazer diretamente operações de adição e subtração.
3. Quem foi e qual a importância de Ada Lovelace para a computação? (Resposta em 5 linhas no máximo)
Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa do século XIX. Ela foi a primeira a utilizar um programa em algoritmo e a tomar conhecimento da importância dos algoritmos na construção de um software, se tornando a primeira programadora da história. Por isso, muitas das evoluções tecnológicas que vieram depois dos estudos de Ada só foram possíveis devido às descobertas dela. 
4. Qual foi o principal estímulo para os avanços da primeira geração de computadores ? (Resposta em 3 linhas no máximo)
A Segunda Guerra Mundial foi um grande incentivo no desenvolvimento de computadores, visto que as máquinas estavam se tornando mais úteis em tarefas de desencriptação de mensagens inimigas e criação de armas mais inteligentes.
5. Qual foi o primeiro computador eletrônico ? (Resposta em 2 linhas no máximo)
O primeiro computador eletrênico do mundo foi o ENIAC, encomendado pelo exército norte-americano durante a segunda guerra mundial.
6. Podemos considerar os computadores pessoais como qual geração ? (Resposta em 2 linhas no máximo)
Os computadores pessoais podem ser considerados como a Quarta geração.
7. Defina com suas palavras o que esperar da quinta geração ? (Resposta em 5 linhas no máximo)
Pode-se esperar da Quinta Geração de Computadores a simplificação e miniaturização ainda maior do computador, além de melhor desempenho e maior capacidade de armazenamento; O desenvolvimentos de mais Inteligências artificiais e a utilização das mesmas pela população no geral. 
8. Explique o que é linguagem de alto e baixo nível ? (Resposta em 6 linhas no máximo)
linguagens de alto nível são aquelas que, embora se comuniquem com softwares de interpretação, possuem uma sintaxe muito mais próxima daquelas utilizadas pelos idiomas falados pelas pessoas. Já as linguagens de baixo nível são aquelas que se aproximam mais da linguagem de máquina. Nelas é necessário ter o conhecimento direto da arquitetura do computador para fazer alguma coisa.
9. O que é uma CPU ? (Resposta em 4 linhas no máximo)
A unidade central de processamento (CPU) é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados.
10. Diferencie software e hardware (Resposta em 4 linhas no máximo)
Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas.

Outros materiais