Buscar

antropologia da educação

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
No convívio social estamos sempre em interação com várias pessoas e grupos, cada um exercendo diferentes papéis sociais, com base em seus próprios padrões de comportamento e visão de mundo. É nessa convivência que nos damos conta do outro, da alteridade.
Para a antropologia, como se define alteridade?
a )
 Alteridade é a visão de que povos ou indivíduos que não tivessem atingido o estágio de evolução igual ao seu estavam "atrasados" e precisariam de ajuda para alcançarem o desenvolvimento desejável, sempre tendo como meta a "civilização".
b )
Alteridade é ter a percepção de que procurar entender e colocar-se no lugar do outro é julgá-lo e isso acaba gerando discriminação, preconceito e exclusão, uma vez que é impossível tentar compreender sua visão de mundo do outro, especialmente quando ele é muito diferente de nós.
c )
A alteridade diz respeito àquele que eu sou. É necessariamente uma relação que se estabelece com aqueles que são iguais a mim, na qual há o compartilhamento da mesma cultura.
 
d )
Diz respeito à característica de ser distinto e diferente, de ser outro - a condição de ser outro. É necessariamente uma relação entre um eu e um outro ou entre um nós e eles, quando um se coloca no lugar do outro e busca compreender seus valores, crenças, visão de mundo.
e )
É a relação que um indivíduo ou grupo social estabelece com o outro e, a partir da sua lógica cultural, julga-o inferior, seja por sua condição socioeconômica, raça, etnia, gênero ou religião.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
A antropologia surgiu para explicar fatos, fenômenos sociais e visões de mundo que foram sendo construídos e consolidados ao longo de toda a história da humanidade. Seu objetivo é captar o ponto de vista do nativo de uma cultura, decifrar sua lógica, preferencialmente sem traçar nenhum juízo de valor sobre o que encontrar.
Quando se assume essa atitude estamos respeitando a(o)
a )
história.
b )
homogeneidade cultural.
c )
etnocentrismo.
d )
aculturação.
 
e )
alteridade.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Ao lado da discussão em torno do que seja cultura para a antropologia, é preciso que haja o entendimento da forma como ela funciona e interfere na vida social. Um dos pensadores que melhor definiu como opera a cultura foi Roque de Barros Laraia.
Segundo o autor, a cultura opera de diferentes maneiras:
I. A cultura condiciona a visão de mundo do homem.
II. A cultura pouco interfere no plano biológico.
III. Os indivíduos participam da mesma forma de sua cultura.
IV. A cultura tem uma lógica própria.
V. A cultura é dinâmica.
Sobre as formas como opera a cultura, assinale as alternativas corretas.
a )
IV e V.
b )
I e II.
c )
I, III e IV.
 
d )
I, IV e V.
e )
III e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
O Estado, por meio de leis, diretrizes e outros documentos, tem o objetivo de fazer com que os estudantes conheçam e reflitam sobre questões ligadas à pluralidade cultural, à economia, à política, à sexualidade, à saúde, ao meio ambiente, à ética, às inovações tecnológicas, às relações de trabalho e ao consumo dão ao estudante (e de certa forma também a toda a comunidade que faz parte do processo educativo) as condições de compreender o seu papel na sociedade na qual se insere e como posicionar-se no mundo. Trata-se de construir os conhecimentos relativos a temas tão complexos e importantes para o desenvolvimento do espírito crítico e das competências profissionais que hoje o mercado exige.
Estamos falando de:
a )
Parâmetros Curriculares Nacionais.
 
b )
Temas Transversais.
c )
Leis de inclusão.
d )
Diretrizes Curriculares Nacionais.
e )
Plano Nacional de Educação.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Os meios de comunicação de massa - em especial a televisão -, através das campanhas publicitárias, bombardeiam-nos com produtos, ofertas e mercadorias que prometem nos fazer imensamente felizes e realizados. Entretanto, sabemos que há uma lógica que fundamenta essas campanhas: a lógica do consumo, base da sociedade capitalista.
Hoje o consumo pode alcançar níveis muito além do que seria necessário para suprir nossas necessidades básicas. Estamos falando do consumismo.
O consumismo exacerbado faz referência à(ao)
a )
 desigualdade
 
b )
sociedade de consumo
c )
modernidade
d )
 imprensa
e )
 indústria
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
São muitos os desafios da contemporaneidade e alguns deles atingem a educação, a escola e a atuação docente. Mudanças como as novas configurações no mundo do trabalho, nas relações sociais, políticas, culturais e econômicas, tais como as inovações tecnológicas exigirão dos indivíduos novas habilidades, novas competências, demandas diretamente relacionadas à educação. Os alunos de hoje são totalmente diferentes daqueles com os quais a maioria dos professores estava habituada a ter em suas salas de aula. O sistema educacional não estava preparado para essas mudanças.
Como são chamados esses alunos das novas gerações que nasceram no contexto apresentado acima?
a )
Geração baby boom.
 
b )
Nativos digitais.
c )
Alunos globalizados.
d )
Geração X.
e )
Analfabetos funcionais.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
A antropologia possibilita múltiplos olhares sobre a educação, as relações étnico-raciais e a formação docente.
Sobre isso, assinale as afirmativas corretas.
I. A compreensão das relações étnico-raciais na escola depende de uma discussão, reflexão e análise feita com parte da comunidade acadêmica, uma vez que as famílias discutem esse tema cada uma à sua maneira, sem influência do que acontece nos espaços escolares.
II. O reconhecimento da diversidade étnico-racial na escola brasileira, em todos os níveis, se bem problematizada (e aí a antropologia da educação contribui de maneira incontestável), pode redefinir a temática no contexto escolar e incentivar os professores a reverem suas eventuais posturas etnocêntricas diante de seus alunos.
III. A formação docente inicial, hoje, é suficiente para os professores adquirirem conhecimentos teóricos e práticos, além de oportunizar a eles o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências estratégicas.
IV. O combate ao preconceito e à discriminação por questões étnico-raciais é visto, hoje, quase como uma obrigação do sistema escolar e, dessa forma, caberia ao professor a tarefa de criar ambientes favoráveis para tornar as relações sociais mais equitativas e justas e menos hierárquicas e conflitivas nas suas salas de aula.
a )
I e IV.
 
b )
II e IV.
c )
III e IV.
d )
I e III.
e )
II e III.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
A diversidade que caracteriza grupos, países e sociedades pode ser percebida na pluralidade e originalidade de identidades. Na atualidade essa diversidade assume diversas formas: raça, etnia, orientação sexual ou religiosa, nacionalidade, posicionamento político, hábitos alimentares etc. O conviver se torna um exercício de superação de pré-conceitos e uma luta para desenvolver conexões empáticas com o outro, acolhendo-o, estabelecendo o diálogo e valorizando suas características e pontos de vista, ainda que divergentes dos nossos.
Assinale o conceito relacionado a esse exercício de se colocar no lugar do outro e reconhecer e respeitar a diversidade, básico para a antropologia.
a )
 Racismo
b )
Etnocentrismo
 
c )
Relativismo cultural
d )
 Cultura
e )
Diversidade cultural

Continue navegando