Buscar

Trabalho Pratico do Curso Nr 12 Seg em Maqui e equi - TST (Certificação Técnica)

Prévia do material em texto

Nome: Idalécio de Jesus Ribeiro Águas 17/09/2021
CPF: 070901571-21
Contextualização 
O que é HRN?
Começamos com o que é HRN e pra que serve na prática, HRN em Inglês é: Hazard Rating Number, ou seja Número da Avaliação do Risco.
HRN é um valor numérico que representa a severidade de um risco considerando algumas suposições definidas, de modo mais simples é conseguir definir um valor para o risco para comparar com outro risco. Por isso é uma ferramenta muito utilizada para avaliação de risco.
As 3 maneiras de reduzir o HRN
· Eliminar o Perigo
A maneira 1: Eliminar o Perigo
Este é o ideal, desta maneira elimina a necessidade do HRN pois sem Perigo não existe o Risco.
Este considero o mais eficiente. Nada melhor que resolver o problema eliminando por completo ele. Um grande “porém” é o muito mais complexo e geralmente mais caro.
E mudar o que se faz a muito tempo gera resistência e desgastes, se o motivador desta mudança for somente segurança, sem impacto redução custos, pode ser difícil aprovar gastar dinheiro para eliminar o perigo, infelizmente.
O perigo pode ser gerado pelo processo produtivo atual, e outras tecnologias sem o perigo hoje obrigará mudar o processo ou produto ou até matéria prima.
Cairá na questão do alto custo das novas tecnologias. Não é mesmo?
Um exemplo bastante comum é o risco em uma empilhadeira de causar incêndio, estou falando daquelas a combustão interna que usam gasolina, diesel ou gás natural. A eliminação deste risco seria a substituição da empilhadeira a combustão por uma empilhadeira elétrica.
Tá certo, sei disso… nem sempre é possível… mas eliminar o perigo é o ideal.
· Reduzir o tempo de exposição do perigo
A maneira 2 de reduzir o HRN é: Reduzir o tempo de exposição do perigo
Fazendo isso temos uma redução no índice FE.
O processo ou a máquina, pode depender do operador para executar alguma operação, monitore uma condição, inspecione o produto. Assim a exposição ao perigo para o operador acontece.
Para cada necessidade do processo existem também alternativas para atender a estas demandas.
Inegável que o ser humano, com suas habilidades e capacidades pode substituir máquinas e equipamentos caríssimos. Utilizando seu olho, sentindo com os dedos, acionando com seus músculos, manuseando com seus braços, alertando com sua boca.
Esse é um dos motivos o operador executa tantas funções e assumem riscos para isso.
Para diminuir ou eliminar a exposição ao perigo, é necessário, antes, fazer a substituição destas habilidades e capacidades humanas por mecanismos e eletrônica, popularmente chamamos de Automação.
Mesmo quando o operador tem menor exposição, não vejo que você deva parar por aí, pois para um acidente basta uma vez.
· Eliminar ou restringir o acesso ao perigo
Neste caso diminuiremos a probabilidade de ocorrência do Dano. Índice PO ou LO
Quando se fala em redução do HRN, de modo geral este é o que vem na cabeça como a única maneira de redução. Para eliminar ou restringir o acesso ao perigo pode ser usado as proteções mecânicas e proteções eletrônicas.
Para estas proteções portas de acesso, proteções fixas, barreiras de luz, sensores, chaves isso para citar algumas…. Elas fazem uma barreira entre o perigo e o operador. 
A eficiência da restrição ao perigo depende do projeto elaborado das proteções e integração no processo existente, e principalmente do comprometimento do operador em utilizar estas proteções durante a produção.
 
 
Atividade a ser desenvolvida 
Você precisa reduzir o HRN de três máquinas (a sua escolha) para adequação à NR12, assim você deve utilizar para cada máquina uma das três ( 3 ) maneiras de reduzir o HRN de uma máquina ou equipamento apresentadas no texto de Contextualização .
Desenvolva seu trabalho utilizando os itens abaixo, respondendo cada um de acordo com suas escolhas e pesquisas.
Ao final grave o arquivo em formato .pdf e publique em sua área de entrega
Lembre-se utilizar a internet para pesquisa é uma coisa ,copiar trabalhos é outra . Assim trabalhos plagiados serão desconsiderados.
 
Identificação e Descrição das máquinas escolhidas 
Deve ser descrita cada máquina apresentando sua função , aplicação e principais problemas relacionados à segurança do trabalhador encontrados em cada uma . Lembre-se que parte da solução dos problemas encontrados deve ser resolvido com uma das maneiras apresentadas no texto de Contextualização.
Prensa hidraulica - A prensa hidráulica é uma classe de máquina-ferramenta que foi importante em tornar possível a revolução industrial. Antes, a conformação de materiais laminados requeria que o material fosse martelado e lhe fosse dada forma manualmente com o uso de maço e buril. As prensas são equipamentos usados nos processos de conformação e corte de diversos materiais.
Esteira transportadora - Uma esteira transportadora consiste em duas ou mais polias que movimentam uma superfície em que determinados materiais ou objetos são transportados. Ela é muito usada, principalmente na mineração.
 
Empilhadeira a combustão - As Empilhadeiras a Combustão são máquinas industriais que possuem força motriz própria, através do funcionamento de seu motor. Este, por sua vez, é ativado pela reação química que ocorre entre uma substância e um gás (oxigênio), ou seja, pela combustão.
Explanação da maneira utilizada para reduzir o HRN de cada maquina em sua utilização 
Cada maquina deve receber a explanação lembrando-se de se utilizar as três maneiras apresentadas de redução no texto de Contextualização.
Prensa Hidráulica: 
1. Acionador de parada próxima a máquina, Com o acionador próximo a máquina traz risco para o operador, assim o correto é distanciar o acionamento da máquina aproximadamente em 3 metros não alterando a visibilidade do mesmo. só as prensas responderam por 42% dos casos de mutilação de dedos e mãos entre as máquinas. Para se evitarem acidentes provenientes de falhas, existem recursos como a válvula ou bloco de segurança hidráulico, dispositivos eletromecânicos especiais instalados em sistemas hidráulicos que têm a finalidade de controle seguro contra acionamentos involuntários ou falhas de componentes comandados que acionem partes de máquinas que coloquem em risco o indivíduo. 
2. As prensas hidráulicas também estão sujeitas a falhas como a queda do martelo, avanço involuntário, problemas no comando das válvulas (que não desligam quando solicitadas), entre outras. Além das falhas, que são fatores geradores de riscos, existem outros, como o ingresso acidental das mãos na zona de prensagem, por exemplo, que são inerentes ao ciclo de trabalho, necessitando de dispositivos de proteção para que sejam evitados acidentes. Acionador modelo único de liga e desliga. Ao acionar a prensa com uma mão a outra fica livre correndo risco de prender a outra, solução é um acionador duplo de botões evitando risco de prender uma das mãos. 
3. Sem área de marcação de segurança. NR tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos. 26.1.2 Deverão ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. Cor na segurança do trabalho
Esteira transportadora : 
1. As esteiras transportadoras nas indústrias são utilizadas desde o começo do século 20, servindo para reduzir o tempo de transporte e, principalmente, os custos dos processos produtivos. Dependendo de sua aplicação, elas podem ser automáticas ou manuais, muito embora, atualmente, as esteiras automáticas sejam as mais indicadas em qualquer tipo de atividade.
2. Dentro deste cenário, as esteiras transportadoras industriais atuam no auxílio do processo intralogistico, movimentando diversos produtos de um local para outra e em grandes quantidades. Se a mesma função fosse exercida por colaboradores, alémde demandar muito mais tempo e mão de obra, colocaria os funcionários em risco por causa do peso das cargas. 
3. Esse é, inclusive, um dos principais benefícios da esteira transportadora: ela melhora a ergonomia do espaço de trabalho. Esse conceito refere-se ao estudo da relação entre o homem e o trabalho que executa, e procura desenvolver uma integração entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo. Nos últimos anos, os gestores começaram a prestar mais atenção na ergonomia. Afinal, a lombalgia (ou dor na lombar) pode atingir até 65% das pessoas todos os anos, causando o afastamento de milhares de colaboradores de seus postos de trabalho. Ao introduzir a esteira transportadora industrial no seu espaço, você protege seus funcionários e mantém o fluxo operacional funcionando sem maiores desfalques.
Empilhadeira a combustão :
1. Um bom exemplo e bastante comum é o risco de uma empilhadeira causar incêndio, refiro-me aquelas a combustão interna que usam gasolina, diesel ou gás natural. A eliminação deste risco seria a substituição da empilhadeira a combustão por uma empilhadeira elétrica.
2. Empilhadeira combustão: Garantir o funcionamento das válvulas de segurança e botoeira de emergência; Realizar medição com o detector de gás diariamente; Monitorar o uso de EPI's (macacão antichamas, capacete antichamas, luvas antichamas, bota de bombeiro e balaclava); Realizar a inspeção das válvulas de segurança, tubulações e conexões mensalmente; Realizar o abastecimento sempre com uma pessoa supervisionando o abastecimento na botoeira de emergência. 
3. Bloquear o acesso para apenas operadores treinados; Identificar com placa proibindo o uso de celular ou qualquer equipamento que produza faísca nas proximidades, Monitorar e tratar as condições inseguras de buracos, desníveis e piso 
Imagens das maquinas escolhidas 
Deve-se inserir imagens de cada máquina escolhida 
 PRENSA HIDRAULICA 
 
Esteira transportadora 
Empilhadeira a combustão

Mais conteúdos dessa disciplina