Buscar

Química Analítica - Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Química Analítica - Avaliação Final (Discursiva)
Peso da Avaliação4,00
Qtd. de Questões2
1Pesquisadores do Cepid Redoxoma, liderados pela professora Alicia Kowaltowski, do Instituto de Química (IQ) da USP, demonstraram que modificações na morfologia, isto é, na forma da mitocôndria, organela que é considerada como a usina de força das células, alteram sua capacidade de absorção e retenção de cálcio. O estudo mostrou que mitocôndrias maiores captam cálcio mais rapidamente e em maior quantidade do que mitocôndrias menores. O cátion cálcio pode ser separado e identificado através da formação de substâncias que precipitam. Dentro do sistema de classificação de cátions, o cálcio encontra-se no Grupo IV. Sobre a separação e identificação de cátions, responda:
a) Quais os outros cátions que fazem parte do grupo IV e quais as características dos cátions pertencentes a esse grupo?
b) Se você dispusesse de uma mistura dos cátions do Grupo IV, descreva os procedimentos e reagentes que utilizaria para separá-los e identificá-los (não havendo a necessidade de especificar massas e volumes).
FONTE: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/como-as-mitocondrias-regulam-o-calcio-nas-celulas/. Acesso em: 24 out. 2019.
Resposta esperada
a) Bário e estrôncio. Os cátions do grupo IV formam carbonatos insolúveis em solução.
 
b) Inicialmente adicionaria cloreto de amônio, alcalinizaria o meio com hidróxido de amônio e adicionaria carbonato de amônia de modo a precipitar os cátions cálcio, bário e estrôncio. Após centrifugação e separação do precipitado, lavaria ele com água e dissolveria com ácido acético sob aquecimento. Adicionaria cromato de potássio para precipitar bário na forma do seu sal de cromato e separaria o sobrenadante. Adicionaria sulfato de amônio ao sobrenadante, para precipitar sulfato de estrôncio, e separaria as fases. Ao sobrenadante contendo cálcio, adicionaria oxaloacetato de amônio e ácido acético e aqueceria de modo a precipitar o sal de cálcio.
2Químicos conseguiram realizar em laboratório um feito que até agora era considerado impossível: eles transformaram em bases uma família de compostos que normalmente são ácidos. Foram transformados compostos de boro em compostos similares ao nitrogênio, em outras palavras, fizeram ácidos se comportarem como bases. Sobre ácidos e bases, responda:
a) Conceitue ácido e base para cada uma das teorias: Arrhenius, Brönsted-Lowry e Lewis.
b) Escreva uma equação de reação de dissociação ácida e expresse a constante de equilíbrio da dissociação.
FONTE: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=alquimia-cientistas-transformam-acidos-bases&id=010160110801#.Xaijc-hKjIU. Acesso em: 17 out. 2019.
Resposta esperada
a) Um ácido de Arrhenius é uma espécie capaz de se dissociar ao entrar em contato com água, liberando próton, enquanto uma base de Arrhenius é uma espécie que se dissocia em água liberando hidroxila em solução. Segundo Brönsted-Lowry, um ácido é uma espécie que doa prótons e uma base é uma espécie que recebe prótons. Um ácido de Lewis é uma espécie que apresenta um orbital vazio e recebe um par de elétrons. Uma base de Lewis é uma espécie que doa um par de elétrons não-ligantes. b) Dissociação ácida:

Continue navegando