Buscar

AVALIAÇÃO Atendimento pre-hospitalar, transporte e classificação de riscos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR, TRANSPORTE E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS
1-A respeito do SAMU, marque a alternativa incorreta:
· O SAMU 192 atende 75% da população brasileira.
· A Central de Regulação Médica das Urgências deve possuir estrutura física constituída por profissionais médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica (TARM) e rádio operadores (RO).
· As Unidades Móveis para atendimento de urgência deve ser composta por Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 2 (dois) profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência e um técnico ou auxiliar de enfermagem;
· Unidade de Suporte Avançado de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 5 profissionais, sendo 1 condutor de veículo de urgência, 2 enfermeiros e 2 médicos;
2-Marque a alternativa correta em relação às UPAs:
· TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS
· O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.
· As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
· A UPA 24h será implantada em locais ou unidades estratégicas para a configuração da rede de atenção às urgências, em conformidade com a lógica de acolhimento e de classificação de risco.
3-O método baseia-se na resposta fisiológica do indivíduo, como: capacidade de andar, avaliação da respiração, circulação e nível de consciência. Utilizando esses parâmetros as vítimas são divididas em quatro prioridades de atendimento, representadas através das cores vermelha, amarela, verde e preta. Esta afirmativa se refere a:
· Protocolo de Manchester.
· Método Start.
· Escala de Coma de Glasgow.
· Protocolo de Wilson
4-A respeito do acidente com múltiplas vítimas, marque a alternativa incorreta:
· O conceito do melhor atendimento para a vítima mais grave deve dar lugar ao conceito de melhor atendimento para o maior número possível de vítimas.
· As equipes de reforço devem ser acionadas, de acordo com o incidente encontrado (Defesa civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar etc.)
· Zona fria é o local próximo ao incidente, onde há risco moderado para os que ali estão. Neste local é realizada a triagem e atendimento inicial de feridos.
· É preciso que haja um comandante da área no local, identificável por todos e que todos obedeçam a suas ordens e orientações e um coordenador operacional para as atividades de salvamento.
5-Estes pacientes necessitam receber acesso à via aérea definitiva para garantia ou proteção da via aérea e ventilação alveolar. Em caso contrário, o comprometimento do nível de consciência pode levar à complicações, tais como queda da língua, oclusão da via aérea principal, aspiração de secreções e agravamento da lesão cerebral. De acordo com o material didático, a afirmativa se refere a:
· Acidente Vascular Encefálico
· Traumatismo craniano moderado.
· Traumatismo craniano grave.
· Epilepsia
6-Fase do transporte de doentes graves que processa-se pelas centrais de regulação. Os (as) ________________ deverão ser feitos às centrais de regulação assistencial ou regulação de urgência para que os profissionais médicos que trabalham nesses setores possam encontrar, o mais rápido possível, o local certo para o tratamento do paciente.
· Encaminhamentos
· Desições
· Comunicações
· Planejamentos
7-A respeito do Protocolo de Manchester, marque a opção verdadeira:
· Este sistema de classificação de risco foi criado para permitir ao profissional médico e enfermeiro, habilidade para atribuir rapidamente uma prioridade clínica do paciente em situação crônica.
· O Sistema Manchester de Classificação de Risco utiliza uma metodologia de trabalho sólida, coerente, compatível com a boa prática médica em situações de urgência, confiável, uniforme e objetiva, bem como passível de auditoria.
· O método propõe estabelecer diagnóstico médico por si só garante o bom funcionamento do serviço de urgência.
· Possibilita que cada classificação de risco seja realizada em média de 10 minutos.
8-Durante o transporte intra-hospitalar este profissional verifica o ventilador de transporte; acompanha o paciente ao setor de destino oferecendo suporte ventilatório adequado; registra as intercorrências e condutas realizadas durante o transporte em prontuário.
· Enfermeiro.
· Médico.
· Fonoaudiólogo.
· Fisioterapeuta.
9-Acerca das transferências, marque a alternativa incorreta:
· O momento mais propício para uma transferência dependerá das necessidades clínicas do paciente, do nível de recursos disponíveis e da hora do dia.
· Transferências durante a noite e nos fins de semana são mais perigosas, devido à fadiga da equipe, às dificuldades técnicas associadas com a condução ou voos durante a noite e, muitas vezes, ao baixo número de pessoal nos hospitais no período noturno.
· Acesso venoso central deve ser colocado preferencialmente na veia subclávia, pela maior acessibilidade durante a transferência.
· Uma vez que o paciente esteja totalmente embalado e pronto para a transferência, o mesmo deve ser fixado à maca do transporte. Isto é feito em primeiro lugar por fixação do tronco, em seguida, das pernas e, finalmente, da cabeça e do pescoço.
1Os requisitos de oxigênio para uma transferência direta devem ser calculados e, em seguida, esse número deve ser duplicado. Sempre calcular usando uma FiO2 de 1,0, pois isso simplifica os cálculos e permite aumentar a oferta de oxigênio em caso de deterioração no percurso. Esta afirmativa é:
· Verdadeira
· Falsa

Continue navegando