Buscar

AVI - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO VIDA ADUL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO VIDA ADULTA E TERCEIRA IDADE – AV1
PROFESSORA DANIELLE VARGAS BALTAZAR
ALUNO: Andreza Santos Cicchelli
MATRÍCULA: 201902353111
TURMA: 3001
ETAPA OBJETIVA (3 PONTOS):
QUESTÃO 1: No que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial, a teoria de Erick Erickson (1902-1994) compreende o desenvolvimento da personalidade como produto de nossas interações sociais. Em seus estudos, também identificou uma sucessão de estágios no decorrer do desenvolvimento, caracterizado pelo fato de:
(a) Voltarem uma atenção mais premente ao desenvolvimento da criança, principalmente na segunda infância, e estudarem as relações com a aprendizagem no universo juvenil.
(b) Situarem especificamente a passagem da adolescência à fase adulta e cuidarem de aspectos relativos à vida afetiva na dimensão do eu mais profundo.
(c) Compararem as diversas fases do desenvolvimento humano do nascimento à vida adulta, e pesquisarem as conquistas e declínios observáveis na motricidade e na cognição.
(d) Focalizarem o desenvolvimento da adolescência e o início das atividades afetivo-sexuais, em um momento em que o sujeito sai da fase da latência e ingressa em uma fase genital de desenvolvimento.
(e) Abrangerem todo o período de vida e envolverem uma questão ou crise que precisa ser resolvida, como uma bifurcação em uma estrada, cuja resolução influencia o desenvolvimento.
QUESTÃO 2: Com base no artigo “Transição para a vida adulta: das condições sociais às implicações psicológicas” (ANDRADE,2010), as novas configurações sociais de transição para a vida adulta apresentam as seguintes características, EXCETO:
(a) Investimentos prolongados dos jovens na formação escolar
(b) Ingresso no mercado de trabalho após um período relativamente longo de emprego precário ou de desemprego.
(c) Períodos mais curtos de coabitação entre pais e filhos adultos
(d) Adiamento na aquisição do estatuto de adulto
(e) A entrada na idade adulta se dá sem a pressão do compromisso com os tradicionais papéis de adulto nos domínios de trabalho e da família.
QUESTÃO 3: São inúmeras as definições existentes na tentativa de delimitar a adultez. De acordo com a legislação brasileira vigente, a idade de 18 anos é considerada como o momento em que o indivíduo se encontra apto para exercer plenamente a sua capacidade e, portanto, ingressa na vida adulta. Com base me definições sociológicas, as pessoas podem ser consideradas adultas quando são responsáveis por si mesmas ou escolheram uma carreira, casaram-se ou estabelecem um relacionamento afetivo significativo ou iniciaram uma família. Já alguns psicólogos sugerem que a entrada na vida adulta não é marcada por critérios externos, mas por indicadores internos como o sentimento de autonomia, autocontrole e responsabilidade pessoal, ou seja, é mais um estado de espírito do que um evento isolado (PAPALIA; FELDMAN, 2013). No que se refere ao início da vida adulta, assinale a opção correta:
(a) O único critério para delimitar o início da vida adulta é a idade cronológica, pois aos 18 anos o indivíduo atinge a maturidade cognitiva.
(b) A vida adulta somente tem início quando o indivíduo alcança total independência financeira e opta por construir uma família.
(c) A passagem para a vida adulta ocorre independente dos fatores externos, pois está estruturada pela maturação do sistema nervoso.
(d) O caminho para a vida adulta é marcado por múltiplas etapas que não estabelecem relação direta com a cronologia e podem envolver decisões diversas.
(e) Os critérios que definem a entrada na fase adulta não sofrem transformações, sendo, portanto, independentes dos aspectos históricos e culturais.
	QUESTÃO 
	RESPOSTAS
	1
	e
	2
	e
	3
	d
ETAPA DISCURSIVA (5 PONTOS)
QUESTÃO 4: Como definimos o “ciclo vital” no campo da psicologia do desenvolvimento humano?
Dentro da Psicologia do Desenvolvimento Humano, a ideia do ciclo de vida carrega a referência dos estágios do desenvolvimento humano. Esse ciclo vital se demonstra como um importante conceito, se pensarmos na compreensão do desenvolvimento de maneira mais ampla, visto que a ideia de que ocorrem transformações ao longo da vida que, muitas vezes, se manifestam para além da concepção de estágios e fases do desenvolvimento, considerando também o resultado de interações entre diversos fatores sócio-históricos e culturais. 
QUESTÃO 5: Considerando as diferentes abordagens psicológicas em torno do desenvolvimento humano e do ciclo vital, escolha uma delas e descreva: 1) o(s) principal(ais) autor(es) da abordagem escolhida; 2) os principais conceitos em torno da compreensão do desenvolvimento humano; e 3) a abordagem do desenvolvimento na vida adulta.
A teoria psicossocial de Erik Erikson é uma importante abordagem para compreender o desenvolvimento humano. Embora o referido autor tenha sido psicanalista, tomou como referência para seu estudo a crise do ego relacionadas com os problemas de identidade e influências culturais no desenvolvimento psicológico ao longo da vida. Ele definiu estágios, denominados as oito idades do homem, os quais caracterizam-se pela resolução de importantes crises, necessárias para que o sujeito evolua. Essas crises permitem a obtenção de recursos internos para ascender nas fases do desenvolvimento. Esses estágios estão descritos a seguir:
1. Confiança básica x desconfiança básica
2. Autonomia x vergonha e dúvida
3. Iniciativa x culpa
4. Diligência x inferioridade
5. Identidade x confusão
6. Intimidade x isolamento
7. Generatividade x estagnação 
8. Integridade x desespero.
Nesse sentido, o referido autor aponta que a transição para a vida adulta começa no conflito referente à adolescência (identidade x confusão), no qual o adolescente compreende seu papel no mundo e constrói sua identidade psicossocial. A partir dessa construção, na transição para a vida adulta, o individuo se coloca “à prova”, experimentando a identidade conquistada na adolescência, especialmente no que diz respeito a dimensão do trabalho e da familia. Assim, quando atinge o estágio seguinte (intimidade x isolamento), o jovem adulto tende a começar a construir relações afetivas de intimidade, em que alguns outros conflitos, especialmente em relação a construção de uma família e responsabilidade financeira, construção da independência em relação a familia de origem aparecem como secundárias. Nesse sentido, segundo Erikson, é comum neste estágio manifestações de dificuldades de partilhar intimidade e estabelecer vínculos. Em seguida, na fase em que as preocupações com a velhice se tornam mais intensas (generatividade x estagnação), segundo o autor, o individuo tende a se questionar sobre o sentido criativo de sua vida, bem como com o seu legado para as gerações futuras. O sujeito começa a se preparar emocionalmente para a velhice que se aproxima.

Continue navegando