Buscar

Apresentação Democracia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Abertura política e redemocratização
Nas eleições legislativas de 1974, o governo militar e seus seguidores foram amplamente derrotados. Lentamente, começou a abertura política, que culminou com a Lei da Anistia, em 1979, que permitiu o retorno dos exilados políticos que se encontravam no exterior.
Foi restabelecido o pluripartidarismo " surgiram o PMDB, o PTB, PDT, PT e o PDS (antiga Arena). Em 1982, houve eleição direta para o cargo de governador.
Em 1984, foi rejeitada no Congresso Nacional a emenda que restabelecia as eleições diretas para presidente, apesar de ter havido grandes manifestações populares a favor no movimento Diretas Já.
Em janeiro de 1985, Tancredo Neves foi o último presidente eleito indiretamente, mas morreu em abril do mesmo ano, antes de tomar posse, sendo empossado o vice José Sarney, egresso do partido de sustentação do regime militar. O período histórico pós 1985 foi chamado de Nova República.
Durante esse governo, uma nova Constituição foi decretada e promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, e substituiu a anterior (Constituição de 1967 com a Emenda Constitucional nº 1 , de 1969).
Esta Carta ampliou os direitos sociais e as atribuições do Poder Público, instituiu eleições majoritárias para todos os cargos, em dois turnos e, entre outras medidas de grande alcance econômico e social, determinou o fim da censura.
Eleições livres
A primeira eleição direta para presidente, pós regime militar, deu-se em 1989. O presidente civil eleito foi Fernando Collor, que assumiu em março de 1990. O Plano Collor, conjunto de medidas econômicas para conter a hiperinflação do período, confiscou a poupança e teve forte impacto negativo. Além disso, sucessivos escânda­los envolvendo os principais membros do Poder Executivo desde o início do governo Collor emergiram, até que foi instalada, em junho de 1992, no Congresso Nacional, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os fatos. A população começou a se manifestar contra o presidente e, em setembro de 1992, a Câmara dos Deputados aprovou seu impeachment. Collor foi afastado da presidência no dia 3/10, assumindo o vice, Itamar Franco.
Em 1993, por determinação da Constituição de 1988, foi realizado um plebiscito sobre a forma de governo, se república ou monarquia, e o sistema de governo, se presidencial ou parlamentar. Na ocasião, o povo brasileiro optou por manter a forma republicana e o sistema presidencialista.
O 25º presidente do período republicano, Fernando Henrique Cardoso, tomou posse em 1995. Em seu primeiro mandato, em 1997, foi aprovada emenda constitucional que permitia a reeleição em cargos eletivos do Executivo (presidente, governadores e prefeitos). No ano seguinte, Fernando Henrique foi o primeiro presidente reeleito do Brasil.
O próximo presidente eleito pelo povo brasileiro foi Luiz Inácio Lula da Silva, reconduzido ao cargo em 2006.

Continue navegando