Buscar

Resumo Processos de Fab I - PROCESSOS DA FUNDIÇÃO DE METAIS INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE
RESUMO: PROCESSOS DA FUNDIÇÃO DE METAIS – INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Orientador(a): 
Aracaju
2021
Processo de fundição de metais
Os processos de fundição de metais são divididos de acordo com o tipo de molde, podendo ser perecíveis e permanentes. Nos perecíveis, o molde pode ser ‘’quebrado’’ após fundição da peça, não sendo possível a reutilização do mesmo. No molde permanente, o molde é feito geralmente de metal ou outro material de maior vida útil e é utilizado por várias vezes no processo de fundição. A fundição em areia está entre as mais utilizadas, pois nela quase todas as ligas podem ser fundidas. Neste tipo de fundição, o metal líquido é vazado num molde de areia e ao solidificar, o molde é quebrado para remover a peça. 
	Moldagem em Casca (Shell-Molding)
Shell-molding é um processo de fundição em que o molde é formado por uma casca fina de 9mm feita de areia em que seus grãos são unidos através de uma resina aglomerante. Esse processo possui muitas vantagens, entre elas está o fato de que a superfície da cavidade deste molde é menos rugosa que a de areia convencional, facilitando o fluxo de metal líquido e melhorando o acabamento da peça fundida.
	Processo com Poliestireno Expandido 
Neste processo é usado um molde com areia compactada ao redor de um modelo em espuma de poliestireno que é vaporizado quando o metal fundido é vazado do molde. As versões do processo com poliestireno expandido também podem ser conhecidas como processo espuma-perdida, modelo-perdido, fundição com espuma evaporável e molde cheio. O modelo em espuma se torna a cavidade do molde, considerações sobre “ângulo de saída” e linha de partição também podem ser ignoradas e o molde não precisa ser aberto em seções. Para realizar produção unitária, a espuma é cortada em largas tiras e montadas para formar o modelo. Para grandes lotes, pode-se fazer uma operação automatizada pode ser estabelecida para a confecção dos modelos antes da confecção dos moldes para o vazamento.
	Fundição de Precisão (Investment Casting)
Para realizar a fundição de precisão, realiza-se um modelo feito de cera e coberto por um material refratário para fabricar o molde. É um processo de precisão, pois é capaz de produzir fundidos com elevada acurácia e detalhes intricados. O modelo em cera é derretido depois que o molde é confeccionado. A produção de modelos é usualmente realizada por uma operação de moldagem, seja ela vazamento ou injeção da cera quente numa matriz padrão projetado com as tolerâncias adequadas à contração de cera e fundido. Entre as vantagens desse tipo de fundição estão os fatos que peças de grande complexidade podem ser fundidas, há bom controle dimensional e acabamento, a cera pode ser reutilizada, entre outros.
Fundição em Molde de Gesso e em Molde Cerâmico
Este método é parecido com o método de fundição em areia, exceto o tipo de molde. São adicionados aditivos como talco ou pó de sílica ao gesso para controlar a contração e o tempo de cura, reduzir as trincas e aumentar a resistência. Para o molde, a mistura de gesso e água é vertida sob um modelo plástico ou metálico. Por sua consistência fluida, a mistura flui no entorno do modelo capturando seus detalhes e acabamentos, o que faz com que fundidos feitos sob esse método seja conhecido por essas características. Para situações de elevada produção, esse molde traz desvantagens, já que são necessários cerca de 20 minutos antes do modelo ser extraído para que o gesso possa secar por completo. Outra desvantagem com o molde em gesso é que ele não é permeável, limitando assim a saída dos gases da cavidade do molde. Moldes em gesso não podem ser expostos às mesmas altas temperaturas que os moldes em areia. Eles são, portanto, limitados à fundição de ligas com baixo ponto de fusão, como alumínio, por exemplo. 
A fundição em moldes cerâmicos é similar a com gesso, porém os cerâmicos permitem exposição à temperaturas mais elevadas, podendo fundir ferro, aços, entre outros. Esse modelo permite bom acabamento e acurácia.
Processos de Fundição em Molde Permanente
O molde permanente permite que o mesmo seja utilizado diversas vezes para produção, eles podem ser feitos de aços ou ferro fundido e sua cavidade é usinada em duas metades. As vantagens da fundição em molde permanente incluem bom acabamento superficial e controle dimensional estreito. Adicionalmente, a solidificação mais rápida, em consequência do contato do metal com o molde metálico, resulta numa estrutura mais refinada; assim são produzidos fundidos com maior resistência mecânica. Este processo é mais adequado a altos volumes de produção.
 
Fundição sob Pressão (Die Casting)
A fundição sob pressão é um processo de fundição em molde permanente no qual o metal fundido é injetado na cavidade do molde sob alta pressão, que vão de 7 a 350 Mpa. O uso de pressão elevada para forçar o metal a entrar na cavidade é o aspecto mais notável que distingue esse processo de outros da categoria de processos em molde permanente. Operações de fundição sob pressão são realizadas em máquinas especiais que são projetadas para fechar de forma precisa duas metades do molde.
	Squeeze Casting e Fundição com Metal Semissólido e Fundição Centrífuga.
Este tipo de fundição é uma combinação de fundição e forjamento em que o metal fundido é vazado na metade inferior da matriz preaquecida, e a parte superior da matriz é fechada para criar a cavidade do molde após o início da solidificação. Neste processo, a pressão aplicada pela matriz superior faz com que o metal preencha por completo a cavidade, resultando em bom acabamento superficial e baixa contração. A Fundição com metal semissólido é uma família de processos net-shape e near net-shape realizados em ligas metálicas a temperaturas entre a liquidus e a solidus e durante a fundição, a liga está no estado pastoso, sendo uma mistura de sólido e metal fundido. Para fluir apropriadamente, a mistura deve consistir em glóbulos sólidos de metal num líquido em vez das típicas dentritas que se formam durante a solidificação de um metal fundido.
Referência: Groover, Mikkel P. Introdução aos Processos de Fabricação: Processos de fundição de metais.

Outros materiais