Buscar

Resolução de Atividade - Comentado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resolução da atividade 
1- Lavrado Auto de Infração Ambiental por supressão ilegal de vegetação nativa em área de preservação permanente, aplicou-se pena de multa, que foi adimplida pelo autuado. A Administração Pública, neste caso, deverá
R- Noticiar o fato aos órgãos competentes (Ministério Público e Polícia Civil) para verificação de eventual prática de crime ambiental e buscar, administrativamente ou por meio do Poder Judiciário, a reparação do dano ambiental.
Explicação - artigo 70, § 1º da LEI 9605/98: São autoridades competentes para lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalização, bem como os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministério da Marinha.
prevê o artigo 5º, da LACP: Têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar:
I - o Ministério Público;
II - a Defensoria Pública;   
III - a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;  
IV - a autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista;
V - a associação que, concomitantemente:  
a) esteja constituída há pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil;
2- O legislador de 2002 fez trazer uma maior segurança jurídica ao patrimônio daqueles que falecerem sem sucessores conhecidos, garantindo-se assim o direito à herança e à propriedade. Nesses termos, observando-se uma situação hipotética na qual alguém morre sem deixar testamento nem herdeiro legítimo notoriamente conhecido, os bens da herança, depois de arrecadados seguirão um rol de destinação legal, na seguinte perspectiva legal:
R- Ficarão sob a guarda e administração de um curador até sua entrega ao sucessor, devidamente habilitado, ou à declaração de sua vacância.
Explicação - Artigo 1819 da Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002 - Falecendo alguém sem deixar testamento nem herdeiro legítimo notoriamente conhecido, os bens da herança, depois de arrecadados, ficarão sob a guarda e administração de um curador, até a sua entrega ao sucessor devidamente habilitado ou à declaração de sua vacância.
3- no que tange à concessão florestal, prevista na Lei nº 11.284/2006.
R - É um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. É um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.
Explicação - artigo 9º da Lei n.º 6.938/81
4- João, Paulo, Carlos, Zé, Theo, Tiara, Cátia, Joana, Maria e Paulo são sócios da empresa limitada "A". Eles receberam uma proposta irrecusável para promover a fusão da empresa "A" com a empresa "B". Os dez sócios que detêm o capital social da empresa limitada "A", pretendem promover esta fusão. Nessa situação, assinale a opção que está em conformidade com o Código Civil.
R- Não há necessidade de reunião ou assembleia para a tomada de decisão, se todos os sócios decidirem por escrito.
Explicação - Art. 1.072 §3º Código Civil
5- Hilmar fez negócio jurídico com Jonathan, avençando a transferência da quota hereditária total que receberá do seu pai, Firmino, que conta com 78 anos. Com base no que tange o direito civil acerca das sucessões e com fulcro nas regras de cessão, é possível afirmar que:
R- Tal cessão é nula.
6- Franquia ou franchising é uma estratégia utilizada em administração que tem como propósito um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede ao franqueado (o autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, Know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. Sobre este tipo de contrato mercantil, assinale a alternativa correta
	R - Representa uma informação obrigatória na Circular de Oferta de Franquia o perfil do franqueado ideal.
	
Explicação - Art. 3º Lei n° 8.955/94 LEI REVOGADA
7- Ao não conhecer das Ações Cíveis Originárias (ACO) 924 e 1394 e das Petições (Pet) 4706 e 4863, o Plenário do STF tratou dos conflitos de atribuição entre o Ministério Público Federal e os Ministérios Públicos dos Estados. Nesse contexto, o STF decidiu:
	R- Que os conflitos devem ser dirimidos pelo Procurador Geral da República.
	
Explicação - Sendo incompetente o STF, a jurisprudência da corte indica que o caso seja encaminhado para a Procuradoria-Geral da República, o que não pode ocorrer no caso, segundo o ministro Alexandre de Moraes, porque é parte interessada na solução da demanda administrativa. A Constituição Federal, ao criar um Ministério Público independente e autônomo, não prevê relação de hierarquia e subordinação.
“Não parece ser mais adequado que, presente conflito de atribuição entre integrantes do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal, o impasse acabe sendo resolvido monocraticamente por quem exerce a chefia de um deles, no caso o procurador-Geral da República”, afirmou o ministro. 
	8- São princípios constitucionais tributários, que estão literalmente expressos na Constituição:
	
R- O da personalização do imposto e o da tipicidade.
Explicação - art. 3º e art. 131, III, ambos do CTN
9- Assinale a opção incorreta sobre os títulos legitimação de posse.
R- O título de legitimação de posse poderá ser cancelado pelo poder público emitente quando constatado que as condições estipuladas nesta Lei deixaram de ser satisfeitas, desde que indenizado o beneficiário do instrumento.
Explicação – art. 20° DECRETO Nº 9.310, DE 15 DE MARÇO DE 2018
10- No que se refere à tutela constitucional do meio ambiente e aos princípios orientadores do Direito Ambiental, é correto afirmar:
R- O cumprimento da função social da propriedade rural depende, dentre outros requisitos, da utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e da observância da legislação trabalhista.
Explicação – art 186º, II e III, CF
II - utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;
III - observância das disposições que regulam as relações de trabalho;

Continue navegando