Buscar

Energia Limpa

Prévia do material em texto

Energia Limpa 
Introdução:
 Energia Limpa é definida como sendo a energia gerada através de matérias naturais e renováveis, ou seja, não poluentes e inesgotáveis. Essa forma de energia é uma alternativa frente à degradação ambiental e à má utilização de nossos recursos naturais. Pois como sabemos, a energia produzida a partir de combustíveis fosseis além de liberarem gases do efeito estua, também causam vários outros problemas ambientais. 
O Brasil é referência mundial em energias limpas, com baixa emissão relativa de gases poluentes na atmosfera. A participação das fontes renováveis na capacidade instalada de geração do país é de 83%, enquanto a média mundial alcança 25%. 
Temos como principal exemplo de energia limpa no Brasil, a energia proveniente do Sol, do vento e da água que são encontradas em grande escala e com abundancia na natureza. Vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre cada uma delas.
Energia eólica:
 A energia eólica é obtida através da conversão do vento em energia elétrica. Essa conversão ocorre por meio de aerogeradores. Que é um tipo de gerador de eletricidade colocado junto a um catavento, como esses das imagens. Esses aerogeradores são normalmente implantados em parques eólicos na terra ou no mar, em regiões com a presença de ventos mais abundantes. Em um parque eólico é acomodado um conjunto de centenas de aerogeradores conectados a uma rede de transmissão de energia elétrica. 
Essa energia é considerada limpa e renovável por ser proveniente de uma fonte inesgotável, não produzir resíduo e não emite gases poluentes, outro ponto importante a se falar é que os custos com a construção de um parque eólico podem checar a milhões de reais, mas o custo com manutenção é baixo o que acaba sendo viável pois tem um retorno financeiro a curto prazo.
Em 2002 foi criada a Associação Brasileira de Energia Eólica, uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo ampliar a matriz energética gerando menos impactos ambientais, promovendo a divulgação da energia eólica e mostrando sua eficiência. De acordo com essa associação, o Brasil apresenta um grande potencial eólico, com 726 parques eólicos espalhados entre as regiões nordeste, sudeste e sul o que da ao país uma capacidade instalada de 19 GW. Além disso, a fonte eólica é a segunda mais competitiva entre as demais fontes da matriz brasileira, perdendo apenas para as grandes usinas hidrelétricas, o que a coloca entre as alternativas mais concorrentes no mercado.
Outras fontes de energia limpa:
Outras fontes de energia limpa que não são muito exploradas no Brasil são a energia maremotriz e a energia geotérmica. A energia maremotriz é aquela obtida por meio das altas e baixas das marés. A geração dessa forma de energia ocorre nas unidades geradoras de energia, que são barragem instaladas no mar ou também pode-se utilizar turbinas instaladas no fundo do mar. É uma energia renovável e limpa, porém pode provocar alguns impactos ambientais como por exemplo a modificação da fauna de da flora nos locais onde essas barragens são construídas.
Tem também a energia geotérmica que é um tipo de energia renovável obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O processo de aproveitamento dessa energia é feito por meio de grandes perfurações no solo, já que o calor do nosso planeta está localizado abaixo da superfície da Terra. Esta fonte é utilizada geralmente em regiões com alta atividade vulcânica ou encontros de placas tectônicas. São exemplos os países: Islândia, Itália e Estados Unidos.
Temos também a Energia Nuclear, que apesar de envolver altos riscos de contaminação, isso só acontece se houver acidentes ou se o lixo atômico não tiver um tratamento e destino correto. Mas se tudo transcorrer bem, a energia nuclear é considerada limpa, pois não causa poluição pela emissão de gases poluentes.
Outro tipo de energia que é considerada renovável é a energia de biomassa ou bioenergia ela é produzida a partir do reaproveitamento de resíduos orgânicos acumulados em um ecossistema, como o bagaço da cana-de-açúcar, a madeira, palha de arroz, e óleos vegetais, entre outros. Funciona através da conversão desses materiais orgânicos em gás, como fonte de energia. No Brasil, a biomassa mais utilizada para geração de eletricidade atualmente é oriunda da cana-de-açúcar, plantada e processada principalmente nas regiões Sudeste e Centro-oeste do país. Eu fiquei com muita dúvida sobre trazer ou não esse tipo de energia para a apresentação, pois em alguns artigos que li dizia que ainda que a queima da biomassa libere CO² o material vegetal queimado usou esse CO² para crescer e se desenvolver e agora estivesse apenas devolvendo ele para a natureza. Como podemos ver nessa imagem chamam isso de ciclo da biomassa. E como esse CO² está apenas sendo devolvido a atmosfera essa é energia é considerada limpa e renovável. Mas em outros artigos e sites dizia que a energia de biomassa não pode ser considerada limpa justamente pela liberação do CO² no processo de produção.
Energia Limpa na Matriz Elétrica Brasileira:
A matriz elétrica do Brasil pode ser considerada bastante renovável, isso porque a maior parte da energia elétrica produzida no país vem das hidrelétricas. Nos últimos anos a energia eólica também vem crescendo bastante, contribuindo para que a nossa matriz elétrica continue sendo em sua maior parte limpa.
Nesse segundo gráfico podemos ver uma comparação entre o percentual de energia renovável do Brasil e do mundo, e ver que ao contrário da matriz elétrica mundial a matriz do Brasil é baseada em fontes renováveis de energia. E isso é muito bom para o Brasil, pois além de possuírem menos custo de manutenção, as usinas que geram energia renovável limpa contribuem para a redução de gases poluentes.

Continue navegando