Buscar

Necessidade do combate a pesca ilegal na cidade de Beira

Prévia do material em texto

Necessidade do combate a pesca ilegal na cidade de Beira
A cidade de Beira localiza-se na região centro do pais, é a capital da província de Sofala, Beira esta no centro da costa do oceano indico, és a razão de ser o segundo maior porto marítimo de moçambique. É um dos locais onde há maior actividade pesqueira, com isso, ela é vitima de pesca ilegal. Pesca ilegal ou pesca não declarada refere-se as actividades de pesca que não foram reportadas ou que são mal reportadas a autoridade nacional relevante, em violação das leis e regulamentos nacionais, uma vez que essas praticas não cumprem com a legislação existente, operando sem qualquer preocupação pelo ambiente ou pelas quotas de pesca regulamentadas. 
Essa pesca é baseada na retirada de recursos excessivos, desrespeitando inclusive, o tempo de reprodução natural das espécies. 
Com a pesca ilegal podem ser observadas enumeras ameaças ao equilíbrio do ecossistema, havendo a urgente necessidade da consciência pela preservação, conservação e recuperação dos recursos pesqueiros do ecossistema aquático. 
Alem da extinção das espécies aquáticos, a pesca ilegal tem contribuído negativamente na economia do pais. Com isso, podem ser elaborados meios ou soluções que possam atenuar o nível em que a actividade se encontra, uma dessa soluções é o aumento de medida e controlo das pesca, a senilização da população expondo as desvantagens da pesca ilegal quanto na economia nacional, quanto a extinção dos próprios recursos pesqueiros. 
Apelando-se a todos os pescadores industriais, semi-industriais e artesanais, a cumprirem na integra com as medidas necessárias para a legalização da pesca na cidade de Beira.
 Autor: Avelino Vicente Moiane

Continue navegando