Buscar

GEOGRAFIA pptx

Prévia do material em texto

UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2° Encontro de Formação de Equipes Regionais do RS
Dias 8 e 9 de outubro de 2019
Base Nacional Comum Curricular
Referencial Curricular Gaúcho
 
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define competências, conhecimentos e habilidades essenciais a serem desenvolvidos em cada etapa da vida escolar de todos os alunos brasileiros – da Educação Infantil ao Ensino Médio, em escolas públicas e particulares. O objetivo é promover a equidade no sistema educacional, colaborando para a formação integral dos indivíduos e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, na qual os alunos tenham uma aprendizagem de qualidade na escola para desenvolver seus projetos de vida.
 DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
 EDUCAÇÃO INTEGRAL
FOCO
BNCC
COMPROMISSO
COMPETÊNCIAS
 Nesta pauta, competência e habilidade são consideradas conforme artigo 3o da resolução que homologou a BNCC: “No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.” Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017.
EDUCAÇÃO INTEGRAL
Este documento entende a educação integral como apresentada na BNCC. “Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento” e, “ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando- -os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades”. 
 A Base/RCG 
promove a igualdade + equidade 
 A Base/ RCG
 promove direitos iguais de aprendizagens, conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento 
 A Base é uma oportunidade de contribuir para a qualidade da Educação.
Agora, o desafio é levar os novos currículos para a sala de aula. É nesse contexto que surge o Percurso Formativo, um material de referência para a formação de professores para implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos novos currículos. 
A área de Ciências Humanas dentro de uma concepção de currículos que contemple a diversidade da sociedade atual e que respondam à emergência de nosso tempo, requer mais do que reproduzir dados e denominar classificações, já que educar “na” e “para” a cidadania significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado. (RCG)
ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS
PRINCÍPIOS
Nestes princípios, a área de Ciências Humanas abarca e insere-se na perspectiva de se integrar com as demais áreas do conhecimento para contribuir com a consecução das 10 Competências Gerais da Educação Básica normatizadas na BNCC. (RCG)
14
https://www.youtube.com/watch?v=R4BOSD9rwq8
Habilidades e Competências da Área das Ciências Humanas
15
Nestes princípios, a área de Ciências Humanas abarca e insere-se na perspectiva de se integrar com as demais áreas do conhecimento para contribuir com a consecução das 10 Competências Gerais da Educação Básica normatizadas na BNCC. (RCG)
16
https://www.youtube.com/watch?v=R4BOSD9rwq8
Habilidades e Competências da Área das Ciências Humanas
BNCC DE GEOGRAFIA INCENTIVA NOVA FORMA DE LER O MUNDO
As principais mudanças na aprendizagem do componente são o foco no pensamento espacial e no raciocínio geográfico como ferramentas para uso da cidadania.
18
A GEOGRAFIA NA BNCC 
Como Ciência Social, a Geografia tem como objeto de estudo a sociedade, que é objetivada pela análise de cinco conceitos chaves que entre si guardam forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana sobre a superfície terrestre: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO E PAISAGEM. 
 (RCG)
APRESENTAÇÃO
tem como PRESSUPOSTO a ideia de que, para compreender o mundo em que se vive, é preciso aprender sobre as distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta e formar o conceito de identidade
PROPÕE o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, que permitem ao aluno resolver problemas, dominar o conhecimento factual e exercitar a cidadania.
QUAIS AS PRINCIPAIS MUDANÇAS PARA O ALUNO E O PROFESSOR? 
CIDADANIA E CONEXÃO COM A REALIDADE Elementos como pensamento espacial, distribuição de fenômenos na superfície terrestre e diversidade são trabalhados para a resolução de desafios da vida cotidiana e para a compreensão das transformações do mundo. Assim, a Geografia na BNCC avança na direção de um ensino e de uma aprendizagem multidisciplinar e articulada com a realidade. 
PENSAMENTO ESPACIAL E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO Para fazer a leitura do mundo em que vivemos, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente e desenvolver o raciocínio geográfico. O raciocínio geográfico contribui para a solução de problemas não somente de Geografia, mas também de outras áreas (como Matemática, Ciência, Arte e Literatura), utilizando princípios do raciocínio geográfico: ANALOGIA, CONEXÃO, DIFERENCIAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, EXTENSÃO, LOCALIZAÇÃO e ORDEM. 
Assim, as habilidades e competências da Geografia na BNCC permitem a resolução de problemas que envolvem mudanças de escala, orientação e direção de objetos localizados na superfície terrestre, efeitos de distância, relações hierárquicas, tendências à centralização e dispersão, efeitos de proximidade, dentre outros.
Esses problemas, por sua vez, demandam atenção para as formas de ensinar geografia, pois são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem da Geografia na BNCC.
ESTRUTURA
A introdução do componente Geografia na BNCC apresenta: 
• Os pressupostos pedagógicos do componente 
• As competências específicas do componente • As unidades temáticas que organizam objetos de conhecimento e as habilidades do componente 
• Os princípios do raciocínio geográfico e os principais conceitos da geografia contemporânea.
A Geografia na BNCC propõe cinco UNIDADES TEMÁTICAS. 
Cada uma delas pode receber ênfase diferente, a depender do ano de escolarização:
 O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO
 CONEXÕES E ESCALAS
 MUNDO DO TRABALHO 
 NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA
 
MUNDO DO TRABALHO
34
A BNCC, sozinha, é “apenas um papel”. Do ponto de vista formal, a BNCC tem caráter normativo, mas, ela não se implementa sozinha. Mesmo ao lado das propostas pedagógicas e dos currículos, a BNCC não vai transformar a realidade. São as pessoas que fazem isso. O sucesso das pessoas nesta empreitada depende de um conjunto de fatores: diretrizes e objetivos claros, apoio institucional, colaboração de pares etc.
http://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/cu
rso/2805/unidade/1196/acessar
https://youtu.be/Eqqbwl4mQSQ
https://youtu.be/ksTPT-QnF7k
VÍDEOS DE GEOGRAFIA
FONTE DE CONSULTA:
BNCC
RCG
PLATAFORMA AVA MEC
INTERNET
PERCURSO FORMATIVO
NOVA ESCOLA
OBRIGADA!
Clenice Amorim Redatora Formadora de Geografia
Neli Moreira Coordenadora de Etapa – EI/EF

Continue navegando