Buscar

CEDERJ 2018_AP3_Gabarito_

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEDERJ 2018
Geografia Política
AP3
Questão 1. (3,0)
Sobre a visão geopolítica de Samuel Huntington:
a) Apresente, concisamente, a tese do autor sobre o choque de civilizações.
O aluno deve se reportar à seguinte tese de S. Huntington: A fonte fundamental de conflitos neste mundo novo não será principalmente ideológica ou econômica. As grandes divisões entre a humanidade e a fonte dominante de conflitos serão culturais. Os principais conflitos da política global ocorrerão entre países e grupos de diferentes civilizações. O choque de civilizações dominará a política global.
b) Nesta visão, o Ocidente é descrito como uma civilização ameaçada. Explique por quê.
O aluno deve explicar que o Ocidente, com suas vertentes europeia e americana, é visto como uma civilização ameaçada pelo avanço das civilizações cujos valores lhe são conflitantes, como a civilização árabe-muçulmana e a confuciana, por exemplo.
c) Analise o mapa e explique a dinâmica espacial da civilização árabe-muçulmana.
O aluno deve explicar que a civilização árabe-muçulmana é considerada uma civilização ativamente expansiva e que isso pode significar uma ameaça para a estabilidade e o possível avanço de outras civilizações.
Questão 2 (3,0)
Sobre a visão geopolítica de Joseph Nye Jr. :
a) Defina os conceitos de poder brando, poder duro e poder inteligente.
O aluno deve apresentar uma definição de poder brando como atração com base em valores compartilhados e equitativos, como aquele que emprega recursos intangíveis ou imateriais como a persuasão e a dissuasão, mobilizando valores e discursos operativos; o poder duro como exercício direto, através de ferramentas como a coerção, a indução, a intimidação e a proteção, como aquele que emprega recursos tangíveis, como armas e dinheiro, daí suas dimensões militar e econômica; e o poder inteligente como a combinação do poder brando com o poder duro.
b) Dê exemplos atuais de Estados que empregam o poder duro e o poder brando.
O aluno pode mencionar os Estados Unidos, a Coreia do Norte e a Rússia como exemplos de Estados que empregam o poder duro; e a China, o Japão e a França como países que empregam o poder brando.
Questão 3. (4,0)
Apresente uma definição adequada para os termos:
a) Territorialidade
O aluno deve definir a territorialidade como uma estratégia geográfica que visa controlar, influenciar e afetar pessoas e recursos de um espaço que, então, será considerado um território.
b) Nacionalismo.
O aluno deve se referir ao nacionalismo como conceito utilizado para descrever o sentimento e a atitude que os integrantes de uma nação quanto a sua identidade nacional e como algo mais intencionado e mais intelectualizado que uma simples emoção patriótica; o nacionalismo costuma ter um componente ideológico ou político, que combina o sentimento patriótico com um programa para a mudança e o reconhecimento internacional.
c) Regionalismo.
O aluno deve definir o regionalismo como uma geopolítica, como um movimento político reivindicativo de base territorial, cuja referência é uma região para a qual se reivindica autonomia frente a outras regiões e /ou ao Estado central. 
d) Regionalidade.
O aluno deve apresentar uma definição que explicite a equivalência do termo regionalidade àquele de identidade regional de uma dada sociedade.

Continue navegando