Buscar

4 aula - AOO - Exercício 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Sistemas de Informação
Disciplina: Análise Orientada a Objetos (AOO)
Professor: Pedro Zanchett
Obs.: Os exercícios devem ser salvos na tarefa do Teams com o nome = Exercício 03 - nome (exemplo: Exercício 03 - Pedro Zanchett)
EXERCÍCIO 03 - “3ª aula” 
Aluno: Bruno Marques Prim
1. A orientação a objetos caracteriza-se por uma aproximação maior entre o mundo real e o mundo virtual, em que os objetos computacionais dentro de um sistema são planejados e implementados através da observação das entidades reais de determinado processo. Considerando o exposto, disserte sobre as diferenças entre a análise e a programação orientadas a objetos.
A análise modela o problema e consiste das atividades necessárias para entender o domínio do problema para o que deve ser feito, já a programação orientada a objeto trabalha na forma de criar objetos para facilitar o desenvolvimento de programas e estruturas, na forma de agilizar os processos, ele utiliza métodos para assimilar as classes e instâncias para o desenvolvimento.
2. O Processo Unificado (UP) é um framework orientado a processos que possui diversas características, dentre as quais podemos citar: orientado a casos de uso, centrado em arquitetura e desenvolvimento iterativo e incremental. Considerando estas características, disserte sobre as possíveis vantagens na adoção do UP no desenvolvimento de um sistema.
As vantagens que o usuário já pode ter o contato com o software, pois ele feito nos modelos de framework com seu desenvolvimento, o usuário já tem o contato desde o início do projeto, e assim ele consegue ajudar a encontrar os possíveis erros e já solucioná-los, o que chegamos que ao término do desenvolvimento do software é quase impossível encontrar erros após a conclusão do projeto, e assim garantir uma melhor forma e solução para o projeto. Como o PU utiliza o modelo iterativo e incremental, ele acaba deixando o software mais robusto na medido em que o tempo vai passando.
3. A lavação CleanCAR decidiu criar uma aplicação web para melhorar seu relacionamento com os clientes. Através do site, o cliente pode agendar uma lavação, solicitar o serviço de leva e traz, emitir um relatório com as lavações e até mesmo fazer o pagamento antecipadamente via cartão de crédito. Existe a necessidade de o cliente se cadastrar no website, fornecendo seus dados pessoais, juntamente com seu(s)carro(s). O sistema faz automaticamente o agendamento, de acordo com o que foi registrado pelo administrador ou pelo site, afinal um cliente pode simplesmente levar o carro até a CleanCAR e solicitar uma lavação. Se o cliente agendar 10 lavações pelo site, ele ganha a décima primeira gratuitamente. Considerando o exposto, elabore o diagrama de casos de uso para representar as funcionalidades do ator Cliente dentro do sistema.
Em anexo.
4. A Linguagem Unificada de Modelagem (UML) é uma notação gráfica de modelagem para visualizar, especificar, construir e documentar os sistemas computacionais orientados a objeto. Esta modelagem é apresentada por meio de diagramas. Um dos diagramas da UML é o diagrama de caso de uso (DCU). Diagrama de caso de uso tem como objetivo definir os principais atores envolvidos em um determinado sistema e os requisitos envolvidos com cada ator. Descreva o que é um "ator “do DCU, bem como o que é "caso de uso", "associação include" e "associação extend" do DCU.
DCU é um resumo dos detalhes de um usuário em seu sistema, que é conhecido também como os atores, eles têm as interações com o sistema para assim ser utilizado alguns conjuntos de símbolos e conectores. Os atores interagem com o sistema, eles podem ser uma pessoa, organização e um sistema externo que interage com aplicativo.
Caso de uso conta a história de um programa ou software na forma de símbolos utilizadas na UML, ele demonstra como é o funcionamento de um sistema.
O include é a associação do funcionamento dos pontos, exemplo: Quando o caso de uso A “inclui” o caso de uso B, significa que sempre que o caso de uso A for executado o caso de uso B também será executado. A direção do relacionamento é do caso de uso que está incluindo para o caso de uso incluído.
Já no extend é diferente ele seria uma extensão que entre 2 pontos como no exemplo acima dos pontos “A” e “B”, quando o caso de uso B estende o caso de uso A, significa que quando o caso de uso A for executado o caso de uso B poderá (poderá – talvez não seja) ser executado também. A direção do relacionamento é do caso de uso extensor (aqui o caso de uso B) para o caso de uso estendido (aqui o caso de uso A).

Continue navegando