Buscar

Geografia 1.7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Região é um conceito geográfico clássico e essencial. Talvez até o mais importante deles, ou, pelo menos, o mais identificado com a ciência geográfica. Foram inúmeros os autores que asseveraram ser a geografia regional – logo, o estudo das regiões – o âmago mesmo da ciência geográfica”. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, sobre o conceito de região leia as proposições:
I. O conceito de região delimita o espaço econômico, político e social para realizarmos determinados tipos de análises. Tal esforço de análise permite que possamos refletir sobre a importância do papel do planejamento e da gestão de parcelas do espaço e das relações econômicas, sociais e políticas nelas contidas.
II. O Brasil é dividido em quatro macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro-Sul e Sul) para atender o papel do planejamento e da gestão de parcelas do espaço e das relações econômicas, sociais e políticas nelas contidas.
III. O recorte escalar – ou espacial – da região não é somente aplicável considerando os limites políticos-administrativos dos países, estados e municípios. Esse recorte pode ser escolhido e aplicado com o objetivo de analisarmos certos fenômenos que extrapolam esses limites.
IV. A região a ser analisada para fins de gestão e planejamento pode não ser necessariamente a de um ou de outro município. O recorte pode incluir os dois municípios em questão, mas também – e apenas – as áreas nas quais as aglomerações urbanas estão localizadas em ambos os municípios, sem necessariamente abranger toda a extensão deles. 
Resposta: I, III, IV
A proposição I está correta porque “Chegamos, então, ao conceito de região, que, por sua vez, delimita os espaços econômico, político e social para realizarmos determinados tipos de análises. A finalidade aqui consiste em utilizar o recorte espacial escolhido, ou seja, a região, para fins de planejamento e gestão de unidades de área. [...] Tal esforço de análise permite que possamos refletir sobre a importância do papel do planejamento e da gestão de parcelas do espaço e das relações econômicas, sociais e políticas nelas contidas”. A proposição II está incorreta pois são cinco macrorregiões: “O Brasil, por exemplo, é dividido em cinco macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) para atender a essa finalidade”. A proposição III está correta, pois “O recorte escalar - ou espacial - da região não é somente aplicável considerando os limites políticos-administrativos dos países, estados e municípios. Esse recorte pode ser escolhido e aplicado com o objetivo de analisarmos certos fenómenos que extrapolam esses limites”. A proposição IV está correta: “[...] nesse caso, a região a ser analisada para fins de gestão e planejamento pode não ser necessariamente a de um ou de outro município. O recorte pode incluir os dois municípios em questão, mas também - e apenas - as áreas nas quais as aglomerações urbanas estão localizadas em ambos os municípios, sem necessariamente abranger toda a extensão deles”.

Continue navegando